Ferraz forma professores em educação ambiental

Ferraz forma professores em educação ambiental

A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos promoveu na última semana o encerramento do ciclo de capacitações ambientais para professores da rede municipal de ensino. O evento ocorreu no Centro de Integração a Cidadania (CIC), no Parque São Francisco, onde foram realizadas todas as formações, e contou com apresentações musicais.

O ciclo, de oito capacitações, foi iniciado em fevereiro com 40 professores da educação infantil, fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo era que esses professores se tornassem multiplicadores dos conteúdos aprendidos, que envolveram arborização, energia, água, sustentabilidade, nutrição alimentar, horta, resíduos sólidos, entre outros assuntos que englobam o meio ambiente como um todo.

Para cada capacitação uma ação era desenvolvida pelo professor multiplicador na escola, por meio de cartazes, dança, música, palestras, etc. Essas ações foram transformadas em um pequeno manual, distribuído na ocasião de encerramento, para os professores formados, que também receberam certificado de cem horas. Vale ressaltar que as iniciativas e conteúdos passados atingiram toda a rede municipal de ensino.

De acordo com o técnico de projetos da pasta, Reginaldo da Silva Oliveira, a intenção é que um novo ciclo seja iniciado já no começo do ano que vem, envolvendo mais professores e continuando o aprendizado nas escolas. “É muito importe a educação ambiental nas escolas, visto que ela consta na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por isso, ano que vem continuaremos as capacitações, até com novas parcerias para que elas se desenvolvam de forma mais prática”, afirma Oliveira.

Segundo a secretária de Educação, Valéria Eloy da Silva Kovac, a iniciativa foi fundamental para que conceitos de conscientização ambiental fossem aplicados em sala de aula. “Essa consciência é importante desde a educação infantil, de forma mais lúdica, até a EJA, para a transformação da consciência ambiental de cada indivíduo e da conservação do espaço escolar e fora dele”, concluiu a titular.

Destaque em matemática

Dez alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Maria Margarida Abreu Figueiredo, participaram da “Liga Promat 2017”, competição de matemática promovida pela Universidade de São Paulo (USP). A ação objetiva a resolução de problemas como forma de fazer matemática em um ambiente rico e estimulante. A primeira etapa, que ocorreu de agosto a novembro, foi online.

Na fase final, realizada no último dia 2, no Instituto de Matemática e Estatística (IME), três alunos levaram medalha de prata para casa, e todos receberam certificado de menção honrosa.

TEXTO: Leticia Riente

FOTOS: Secom Ferraz