Saúde ferrazense promove campanha “A Paz Está Em Nossas Mãos”

Saúde ferrazense promove campanha  “A Paz Está Em Nossas Mãos”

A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos, por meio do “Programa Municipal de Enfrentamento à Violência e Promoção da Cultura da Paz”, realizou nos dias 20 e 27 de janeiro, a campanha “A Paz Está Em Nossas Mãos”. As ações ocorreram na Praça da Independência, no Centro, e na Estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) “Antônio Gianetti Neto”, no Parque São Francisco, com o objetivo de divulgar os serviços do Programa e ainda conscientizar sobre os vários tipos de violência.

Aproximadamente cinco mil pessoas receberam os informativos da Secretaria e foram orientadas. Os ferrazenses puderam ficar a par e tirar dúvidas sobre aspectos da violência contra mulheres, idosos, crianças, população de rua e Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT), entre outros. Além disso, faixas foram expostas nos faróis dos dois locais com dizeres que objetivavam a conscientização dos motoristas.

Segundo a interlocutora do Programa, Joana D’arc de Almeida Miranda, as ações foram muito positivas, visto o tamanho do público alcançado e o interesse que a população demonstrou. “Conseguimos promover a sensibilidade e temos certeza que deixamos uma pequena marca em cada um que parou para saber mais sobre o Programa e sobre esse problema que infelizmente é comum na nossa sociedade, que é a violência”, afirmou.

O Programa

Com a sua efetiva volta em abril de 2017, com o apoio do prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, o “Programa Municipal de Enfrentamento à Violência e Promoção da Cultura da Paz”, tem como objetivo servir de ponte no que diz respeito aos vários tipos de violência e os órgãos que podem oferecer ajuda e solução às vítimas.

As notificações chegam ao órgão por meio de casos do Hospital Regional “Doutor Osíris Florindo Coelho”, das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade, além de denúncias que podem ser feitas por telefone (4674-3458), por e-mail (enfrentamentoaviolencia@outlook.com) ou pessoalmente. A partir daí, a equipe do Programa encaminha a vítima para o órgão de competência.

O Programa tem sede na Rua Jácomo Zanchetta, 273, no Sítio Paredão.

TEXTO: Leticia Riente

FOTOS: Aurélio Alves / Secom Ferraz