Ferraz promove ações do Março Lilás

Ferraz promove ações do Março Lilás

A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos promoverá o Março Lilás, que consiste em ações intensificadas no que diz respeito à saúde da mulher. As atividades começarão no próximo dia 1º e irão até o dia 31 de março em vários equipamentos de saúde do município.

Umas das principais iniciativas do Março Lilás será estender o horário de algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para coleta de Papanicolau até às 19 horas duas vezes neste mês, além de intensificar a coleta deste exame em todos os postos. Também haverá a oferta de testes rápidos em todas as unidades, bem como palestras em sala de espera sobre a saúde da mulher no geral, câncer de mama, violência doméstica, empoderamento feminino, oficinas, entre outros.

De acordo com o titular da Saúde municipal, Marco Aurélio Feitosa, a expectativa é que a intensificação venha atender todos os perfis das mulheres ferrazenses e que a adesão seja grande. “Realizamos o Março Lilás em 2017 e vimos o quanto é prático para as mulheres que trabalham o dia todo e muitas vezes não conseguem realizar alguns exames. Neste mês, isso se torna possível por conta das atividades extras dos postos. Além disso, um dos objetivos também é disseminar informações e identificar possíveis casos de doenças para tratamento e cura antecipada”, afirmou Feitosa.

Segue programação completa da Secretaria Municipal de Saúde para o Março Lilás abaixo:

· CAPS II: Discussão com pacientes sobre o tema “Violência de Gênero”

· CAPS AD: Trabalho relacionados a formas de Empoderamento da Mulher e Resolução de Conflitos com os pacientes.

· Unidade Básica de Saúde Mário Margarida (CSII): Intensificação de Coleta de Papanicolau, palestras com orientações odontológicas, ofertas de exames de BK e busca ativa nos casos de Tuberculose, orientações do autoexame das Mamas, oferta de Teste Rápido, dança com idosos, caminhada com grupo do Hiperdia e palestras sobre Saúde da Mulher. Nesta UBS, nos dias 9 e 16, o horário de atendimento será estendido até às 19 horas (coleta de Papanicolau e Teste Rápido – HIV, VDRL, HEP B e C)

· Unidade Básica de Saúde Bela Vista: De 5 a 9 de março livre demanda de Papanicolau, de 12 a 16 de março demanda livre de Teste Rápido, palestras de orientações de câncer de mama e DST em salas de espera. Dia 7 de março, palestra sobre Violência Doméstica e Empoderamento Feminino. Às 10 horas oficina de pintura.

· Unidade Básica de Saúde Vila Jamil: Dias 14 E 21 de março, oficina de pintura. Dia 28, encerramento da oficina e café da manhã para participantes e funcionárias da Unidade.

· Unidade Básica de Saúde Nações: No dia 14, às 10 horas, palestra sobre Saúde da Mulher, e dia 28, também às 10 horas, palestra de prevenção ao Câncer de Colo de útero. Já no dia 23, haverá o mutirão de Papanicolau, das 9 às 15 horas, com demanda livre.

· Unidade Básica de Saúde Vila São Paulo: Nos dias 8 e 15 de março, às 08h30, haverá palestra sobre Câncer de Colo de Útero. Ainda no dia 15, às 08h30, também ocorrerá palestra sobre Câncer de Mama. Nesta Unidade, de terça a sexta-feira, das 9 às 11 horas e das 14 às 15h30, haverá demanda livre de Papanicolau. Todos os dias das, 8 às 16horas, Teste de Gravidez (BHCG), e de terça a sexta-feira, das 14 ás 15h30, Testes Rápidos (HIV, VDRL, HEP B e C),

· Unidade Básica de Saúde CDHU: De segundas-feiras, às 14 horas, e as sextas-feiras, às 9 horas, demanda livre de Papanicolau. Todos os dias das 8 às 16 horas, Testes Rápidos (HIV, VDRL, HEP B e C).

· Unidade Básica de Saúde Castelo: No dia 2 de março, às 14 horas ocorrerá o “Dia da Beleza”. No dia 5, às 14 horas, haverá palestra sobre Câncer de Útero, No dia 14, às 11 horas, palestra sobre Saúde Bucal. Dia 19, às 14 horas, palestra sobre Câncer de Útero. No dia 21, às 14 horas, palestra sobre Saúde da Mulher. Dia 23, às 13h30, palestra sobre o risco da auto medicação. Todas as segundas-feiras, às 14 horas, e todas as terças-feiras, às 10h30, demanda livre para Papanicolau. De terça a sexta-feira, às 15 horas Testes Rápidos (HIV, VDRL, HEP B e C) e todos os dias, às 15 horas, Teste de gravidez (BHCG).

· Unidade Básica de Saúde Vila Santo Antônio: Às quintas-feiras, das 8 às 12 horas, palestras sobre Prevenção ao Câncer de Colo de Útero, e intensificação de coleta de exame de Papanicolau. No dia 23 de março, ocorrerá o mutirão de Coleta de Papanicolau, das 8 às 12horas.

· Mais Mulher: “Dia da Beleza”, realização de 500 exames de USG Transvaginal e 100 Exames de Densitometria Óssea das demandas reprimidas na Central de Vagas. Palestras com os temas: Endometriose e Câncer de Colo de Útero, Osteoporose (Doença e Alimentação), DIU, Planejamento Familiar, HPV, e demanda livre para Papanicolau e Teste de Gravidez.

· Unidade Básica de Saúde Jardim Rosana: No dia 5 de março, das 8 às 10 horas e das 14 às 15 horas, coleta de Papanicolau. Dia 6, às 13 horas, palestra sobre Câncer do Colo de Útero / Importância do Exame de Papanicolau. Dia 7, às 10 horas, palestra sobre Saúde Bucal. Dia 12, coleta de Papanicolau, das 8 às 10 horas e das 14 às 15 horas para demanda livre. Dia 19, continuará a coleta de Papanicolau, das 8 às 10 horas e das 14 às 15 horas para demanda livre. Dia 26 de março, coleta de Papanicolau, das 8 às 10 horas e das 14 às 15 horas para demanda livre. No dia 27, às 13 horas, ocorrerá uma palestra sobre DST’s. Todos os dias nesta Unidade, haverá Testes Rápidos (HIV, VDRL, HEP B e C), e Teste de gravidez (BHCG) pata demanda livre.

· Unidade Básica de Saúde Jardim São Lázaro: Todos os dias, das 9 às 15horas, haverá Testes Rápidos (HIV, VDRL, HEP B e C) e das 8 às 12 horas, Teste de Gravidez (BHCG). Dia 16 de março, das 9 às 15 horas, coleta de Papanicolau para demanda livre. Dia 16, às 9 horas, ocorrerá uma palestra sobre Câncer de Útero. Já no dia 23, às 9 horas, palestra sobre Métodos Contraceptivos.

· Unidade Básica de Saúde Antônio Nham: No dia 14 de março, às 14horas, haverá palestras sobre Câncer de Mama e Câncer de Colo de Útero, além de coleta de Papanicolau e Testes Rápidos (HIV, sífilis, Hep. C, Hep. B) para demanda livre. Todas as sextas-feiras, às 13 horas, orientações aos pacientes em grupo, coleta de Papanicolau e Teste Rápido (HIV, sífilis, Hep. C, Hep. B) para demanda livre.

· Unidade Básica de Saúde Vila Margarida: Nos dias 09 e 23, das 8 às 12 horas e das 14 às 16 horas, coleta de Papanicolau para demanda livre e palestras.

· Assistência Farmacêutica: Consulta Farmacêutica e Roda de Conversa, voltada ao público feminino, orientando quanto aos métodos contraceptivos e planejamento familiar.

TEXTO: Leticia Riente

FOTOS: Comunicação Ferraz