Saúde ferrazense realiza caminhada “Mulher: Sinônimo de Força e Coragem”.

Saúde ferrazense realiza caminhada “Mulher: Sinônimo de  Força e Coragem”.

O Programa de Enfrentamento a Violência e Promoção a Cultura da Paz da Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos, promoveu na manhã desta sexta-feira (9 de março) a caminhada “Mulher: Sinônimo de Força e Coragem”, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado oficialmente em 8 de março. Além disso, a ação também encerrou a Semana de Combate ao Abuso e Assédio Sexual Contra a Mulher.

O encontro reuniu aproximadamente 150 pessoas entre funcionários da administração municipal, representantes da Câmara, líderes comunitários e munícipes. O itinerário do grupo começou com a concentração em frente ao Palácio da Uva Itália, na Vila Romanópolis, e seguiu até a Praça da Independência, no Centro. Todos estavam com camisetas alusivas ao tema.

No final do trajeto, os participantes da caminhada iniciaram a entrega de flores para as mulheres que passavam pela Praça da Independência. A ação acabou por voltas do meio dia.

De acordo com o titular da Saúde ferrazense, Marco Aurélio Feitosa, o Dia Internacional da Mulher e a Semana de Combate ao Abuso e Assédio Sexual Contra a Mulher não são datas de comemoração, mas sim de luta e reflexão. “Digam não à violência em seus lares, nas ruas, em festas, no transporte público e em qualquer outro lugar. É preciso ter força, é preciso ter garra, é preciso ter gana sempre, pois quando as mulheres descobrirem que unidas são mais fortes, ninguém poderá pará-las”, finalizou Feitosa.

Serviços de combate à violência contra a mulher

Não se cale, denuncie. Não só o município, mas outras esferas do Estado disponibilizam serviços para mulheres que são vítimas de violência doméstica, seja ela física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Disque 180 ou procure os serviços que a Prefeitura de Ferraz oferece: Unidades Básicas de Saúde (UBS’s’), Centro de Especialidades Médicas, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

FOTOS: Aurélio Alves / Comunicação Ferraz