“Movimenta Ferraz” está com inscrições abertas

“Movimenta Ferraz” está com inscrições abertas

A Secretaria de Juventude, Esporte, Turismo e Qualidade de Vida de Ferraz de Vasconcelos está com inscrições abertas para o projeto “Movimenta Ferraz”. Por uma determinação do prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, o objetivo é proporcionar a melhora dos índices de saúde por meio da prática de exercícios físicos regulares, otimizando a qualidade de vida e o bem-estar. Com a iniciativa, a pasta espera atingir 3,6 mil pessoas e não há data limite para realizar o cadastro, visto que a intenção é formar turmas.

As atividades já estão ocorrendo desde o começo do mês nos seguinte locais: Parque Nosso Recanto, Ginásios Municipais de Esporte “Marcílio Guerra” e “Professor Adão Dias dos Santos”, Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) e no Centro de Integração a Cidadania (CIC). As aulas são ministradas nos períodos da manhã (das 7 às 8 horas) e da tarde (das 15 às 17 horas). Nas turmas já existentes, há uma média de 50 alunos por aula.

As modalidades oferecidas são ginástica localizada, circuito funcional, alongamento e zumba. As inscrições devem ser realizadas no equipamento de preferência do interessado ou no que for mais perto de sua residência. No ato, é necessário apresentar original e cópia do RG, CPF, comprovante de endereço e uma foto 3×4. Também está sendo solicitado um exame médico que conste a aptidão para a prática de exercícios físicos, mas para este o tempo de entrega é maior. Também é necessário ser maior de 17 anos para participar.

Vale ressaltar que esta ação é uma parceria entre o Esporte e a Secretaria Municipal de Saúde, pois uma fisioterapeuta acompanha as atividades e atua no que diz respeito à avaliações físicas estruturais, como postura, pesagem, circunferências, etc. Com isso, há um acompanhamento e controle mensal dos índices de saúde.

De acordo com o titular do Esporte ferrazense, Francisco Pereira de Brito, a iniciativa surgiu da necessidade de cumprir de forma mais acertada as obrigações da Secretaria. “Com a reforma administrativa, temos agora ‘Qualidade de Vida’ na nomenclatura da pasta, por isso queremos promover um movimento contínuo na cidade, não só de atividades esportivas, mas de exercícios físicos. Assim, incentivamos a qualidade de vida em si, melhoramos os índices de saúde e ainda estimulamos a integração social”, afirmou Brito.

O Ginásio Municipal de Esportes “Marcílio Guerra” fica na Rua Jácomo Zanchetta, 77, no Centro, e atende pelo 4679-5940. Já o Ginásio “Professor Adão Dias dos Santos” está localizado na Estrada dos Bandeirantes, 196, no Jardim Santa Rosa, e atende pelo 4678-5782. O CEU, está na Rua Francisco Sperandio s/n°, na Cidade Kemel e atende pelo 4678-5708, e o Parque Municipal Nosso Recanto está localizado na Avenida Lourenço Paganucci, 1.133, no Jardim Pérola e atende pelo 4677-5077. Por fim, o CIC, fica na Rua Américo Trufelli, 60, no Parque São Francisco, e atende pelo 4675-5320.

TEXTO: Leticia Riente

FOTOS: Aurélio Alves / DeCom Ferraz