Ferraz promove Dia D contra a H1N1

Ferraz promove Dia D contra a H1N1

A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos promoverá o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1, neste sábado (12 de maio). A ação será realizada em 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e contará com três postos volantes em pontos diferentes na cidade. O público-alvo deverá ir até ao local com RG e carteira de vacinação.

O município tem um estoque de aproximadamente 57 mil doses, mas vale ressaltar que tanto durante a semana, como no Dia D, a vacinação é direcionada apenas aos públicos alvos: pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos de idade, trabalhadores da área de saúde, professores das redes pública e privada, mulheres gestantes e puérperas, indígenas, pessoas privadas de liberdade (incluindo adolescentes cumprindo medidas socioeducativas), profissionais do sistema prisional e portadores de doenças que aumentam o risco de complicações em decorrência da influenza.

No Dia D, as UBS’s funcionarão entre 8 e 17 horas, já os postos volantes estarão dispostos em duas lojas de redes atacadistas da cidade, sendo uma na Avenida Governador Jânio Quadros,51, no Parque Dourado, e outra na Avenida Presidente Tancredo Neves, altura do número 2.800, no Núcleo Itaim, e outro posto volante em um supermercado localizado na Rua Gilda, 153, na Vila do Americano, que atenderão das 9 às 16 horas.

Desde o começo da Campanha no município, pouco mais de oito mil ferrazenses foram vacinados, mas a meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário, sendo 33,990 munícipes. Em 2016 foram 19 casos positivos da doença e em 2017 foi apenas um caso positivo. Em 2018, até agora, nenhum caso foi notificado.

De acordo com o prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, a procura pela dose ainda está baixa. “O número de pessoas que já foram vacinadas ainda é pouco frente a nossa meta. Por isso, nossa expectativa para o Dia D é muito grande, a intenção é vacinar mais munícipes e orientar sobre a importância de não deixar de se imunizar”, disse o chefe do Executivo.

TEXTO: Leticia Riente

FOTOS: Aurélio Alves / DeCom Ferraz