Esporte ferrazense promove “5º Torneio Municipal de Xadrez”

A Secretaria de Juventude, Esporte, Turismo e Qualidade de Vida de Ferraz de Vasconcelos promoveu no último sábado, 9 de junho, o “5º Torneio Municipal de Xadrez”, no Centro de Integração a Cidadania (CIC), no Parque Dourado. O campeonato teve como objetivo preparar a equipe ferrazense para a próxima edição dos Jogos Regionais, que ocorrerá no mês que vem, bem como fomentar a prática da modalidade no município.

Na oportunidade, houve a premiação com troféu para o primeiro lugar, com o atleta Lucas Mendes, medalhas para o segundo e terceiro colocados, sendo Paulo Moreira e Fernando Henrique Severo, além dos prêmios de destaque feminino para Beatriz Morais, e masculino para Pedro Silva. Ao todo, 27 jogadores participaram do torneio, que teve como dinâmica cada jogador competir em todas as partidas, sorteado por um programa virtual.

De acordo com o titular da pasta, Francisco Pereira de Brito, o Xadrez ainda é um esporte pouco praticado em Ferraz, mas a Secretaria tem criado estratégias para mudar este quadro. “Queremos mostrar modalidades além das tradicionais. O Xadrez é o esporte que mais trouxe títulos para nossa cidade, por isso investimos nas aulas que acontecem nos núcleos públicos e incentivamos a participação da comunidade. Já aproveito para agradecer a parceria sólida com o CIC e o apoio do prefeito Zé Biruta (José Carlos Fernandes Chacon), que é um grande apoiador do Xadrez ferrazense”, afirmou Brito.

Aulas de Xadrez

Quem se interessa pela modalidade, pode achar aulas no CIC, no Ginásio Municipal de Esportes “Marcílio Guerra”, no Centro, e no Parque Municipal “Nossa Recanto”, no Jardim Pérola. Atualmente, 25 alunos estão aprendendo o esporte, que é ministrado nos níveis iniciante, intermediário e avançado. As inscrições ocorrem durante todo o ano, e é necessário ter mais de 10 anos de idade. Para mais informações, a Secretaria de Esporte de Ferraz atende pelo 4674-7815.

Histórico

No ano passado, Ferraz disputou o Xadrez nos Jogos Regionais e Abertos, e em ambos trouxe medalha para casa. Com foco nos Jogos Abertos, a equipe masculina trouxe bronze pela segunda divisão e a feminina ficou entre os oito melhores do Estado. Entre 14 e 28 de julho, ocorrerá os Jogos Regionais 2018, em São Sebastião, o qual as equipes já estão inscritas e preparadas para a competição.

Segundo o professor de Xadrez e treinador das duas equipes, Luiz Henrique da Silva, este ano o município manda atletas ainda mais fortes para brilharem por Ferraz. “Temos atletas de 14 a 20 anos, e de um nível muito alto. Disputaremos o Sub-20 neste ano e nossa expectativa, com certeza, é superarmos nossos resultados do ano passado. O Xadrez de Ferraz já trouxe seis títulos para a cidade, o que mostra que temos jogadores de ótimo rendimento, e que lutarão com garra em mais uma competição”, ressaltou Silva.

FOTOS: Aurélio Alves / DeCom Ferraz