Prefeitura de Ferraz inicia obras em ritmo acelerado

Prefeitura de Ferraz inicia obras em ritmo acelerado

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos está realizando três ações de zeladoria de forma simultânea na cidade: Tapa-Buraco, recapeamento com o Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi) e limpeza intensificada. Nesta quinta-feira, 14 de junho, os diretores das pasta de Obras, Planejamento Urbano, Saneamento, Verde, Meio Ambiente e Habitação e dos Serviços Urbanos estiveram fiscalizando as manutenções que atingirão todo o município.

O primeiro local visitado foi a Rua Firmino de Moraes Pinto, no limite com Poá, onde ocorre a limpeza de córrego para posterior construção de um murro de arrimo. Depois desta fase, haverá o recapeamento de toda via. Também na entrada da cidade, na mesma região, está sendo realizada a limpeza de vias, que inclusive conta com cinco novos caminhões que chegaram na Prefeitura para auxiliar na intensificação. A próxima rua a ser contemplada pelas obras do Fumefi será a Itaprata, no Jardim Soeiro.

Ainda na fiscalização desta quinta, a Rua Iijima também foi visitada, onde está ocorrendo a Operação Tapa-Buraco. A manutenção na via deve ser concluída nesta semana, e na semana que vem a Operação estará na Avenida Brasil onde oito buracos serão fechados. A partir daí, a Avenida XV de Novembro, Estrada dos Bandeirantes e 13 de Maio serão atendidas. Vale ressaltar que os corredores de ônibus estão sendo priorizados na Operação.

A limpeza está sendo intensificada em toda cidade. Com a chegada dos novos caminhões, o entorno das escolas receberão os serviços, bem como a Rua Francisco Sperandio, no Kemel, visando suprir as necessidades dos moradores do bairro. Para esta ação, além dos caminhões, mais duas máquinas e 15 servidores estarão atuando. Em todas as frentes, tanto no Tapa-Buraco, Fumefi, e limpeza de vias, a equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos também está realizando a revitalização de sarjetas, guias, bueiros e pintura, além da troca de lâmpadas e reatores.

De acordo com o diretor de Serviços Urbanos de Ferraz, João Paulo Rodrigues Pereira, a fiscalização será realizada de perto por parte da Prefeitura para garantir a qualidade de cada serviço prestado. “Para se ter ideia do quanto a fiscalização é importante, nós visitamos alguns locais que já haviam recebido o serviço, mas pedimos para que fosse feito de novo, tudo visando a qualidade. A cidade estar virando um canteiro de obras é um sinal de que ela está entrando nos eixos”, disse Pereira.

Segundo o diretor da Secretaria Municipal de Obras, Neudir Ferreira da Rocha, a expectativa é a melhor possível quando se fala nas obras que estão ocorrendo na cidade. “Nossa esperança é que depois da conclusão das obras, cada morador tenha orgulho da nossa cidade. E por isso, estamos investindo tanto na fiscalização de perto”, afirmou o diretor.

Vale lembrar que mais de R$ 14 milhões estão sendo investidos nestas obras.

Descarte irregular de lixo

Um dos locais em que a Prefeitura de Ferraz está atuando com a limpeza, é no limite com Poá, e para que a situação de descarte irregular de resíduos não continue, a Guarda Civil Municipal Ambiental (GCMA) intensificará o patrulhamento na região. Segundo o diretor de Serviços Urbanos, João Paulo Rodrigues Pereira, a população pode ajudar não poluindo, mas também denunciando. “Não é a primeira vez que estamos realizando a limpeza aqui, por isso pedimos a colaboração dos moradores. Ressalto que a denúncia pode ser feita pelo 153, que é o número pelo qual a GCM de Ferraz atende”, destacou Pereira.

Novos caminhões

A Secretaria de Serviços Urbanos de Ferraz alugou cinco caminhões que ajudarão nas limpezas e serviços que estão sendo executados na cidade. Os veículos chegaram à Prefeitura nesta semana e já estão atuando. Depois de recuperar a situação financeira da cidade, o prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, tem a intenção de investir em outros equipamentos para ampliar o atendimento à população. “Nós alugamos estes cinco caminhões e no mês passado compramos duas máquinas e um carro. Agora estamos correndo atrás de comprar, com recursos próprios, mais cinco caminhões com caçambas, outro com tanque com capacidade de oito metro cúbicos, o famoso Pipa, e uma escavadeira hidráulica sobre esteiras de 17 toneladas, para que o quadro de equipamentos da Secretaria de Serviços Urbanos fique mais completo”, frisou o chefe do Executivo ferrazense.

TEXTO: Leticia Riente

FOTOS: Aurélio Alves / DeCom Ferraz