Conselhos municipais se reúnem para discutir fortalecimento

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, na Vila Romanópolis, foi palco nesta quarta-feira (20 de junho) da 2ª Reunião Geral dos Conselhos Municipais. Na oportunidade, foi discutida a criação da União Municipal dos Conselhos de Ferraz, a UMCFV, que terá como objetivo fortalecer os conselhos.

Para criação da UMCFV é necessário legislação e aprovação tanto do Executivo, depois a apreciação do prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, como da Câmara. Por isso, estava presente o vereador Cláudio Ramos Moreira, que se colocou à disposição dos conselheiros para executar a proposta e para implantar emendas substitutivas, se necessário.

Para disseminar a ideia da União, ficou decidido que reuniões mensais serão realizadas com todos os conselhos, além de servirem para planejar o regulamento da iniciativa e demais questões burocráticas.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal da Educação, Reginaldo da Silva Oliveira, a criação da UMCFV é fundamental para exercer a democracia na cidade. “Com esta União damos acesso às informações a todos os cidadãos que querem participar ativamente do controle social das políticas públicas do município. Será um espaço aberto a todos e atuará como secretaria geral dos conselhos por meio de formações, estudos de casos, atendimento à população, encontros de conselheiros, seminários, entre outras atividades acessíveis à população. Com isso, também conseguimos buscar recursos para os conselhos”, afirmou Oliveira.

Na ocasião estiveram presentes presidentes e membros dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Assistência Social, dos Direitos da Mulher, de Segurança Alimentar e Nutricional, da Alimentação Escolar, do Idoso, dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e da Educação e Desenvolvimento do Ensino.

TEXTO: Leticia Riente

FOTOS: Aurélio Alves / DeCom Ferraz