Ferraz realiza ação contra a gripe nesta sexta-feira

A Vigilância Epidemiológica de Ferraz de Vasconcelos promoverá nesta sexta-feira (22 de junho), das 13 às 19 horas, a vacinação contra a influenza H1N1, na Praça da Independência, no Centro. A intenção é aumentar a procura pela imunização e alcançar a meta de 33.990 vacinados.

Qualquer pessoa poderá tomar a vacina, visto que nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) também já está aberto para o público no geral. Para o dia, mil doses serão disponibilizadas e 12 servidores da Secretaria de Saúde estarão aplicando a vacina. Crianças só poderão ser imunizadas diante da apresentação da carteirinha de vacinação.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde de Ferraz, Karina Rente, apesar da vacinação estar aberta a qualquer pessoa, os grupos prioritários continuarão sendo o foco da campanha: pessoas a partir de 50 anos, crianças de 6 meses a 9 anos de idade, trabalhadores da área de saúde, professores das redes pública e privada, mulheres gestantes e puérperas, indígenas, pessoas privadas de liberdade (incluindo adolescentes cumprindo medidas socioeducativas), profissionais do sistema prisional e portadores de doenças que aumentam o risco de complicações em decorrência da influenza.

Vale destacar que a Vigilância também está atuando nas creches e Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emei’s) para tentar vacinar 90% deste grupo prioritários Ao todo, 17 unidades de ensino receberão a visita dos profissionais.

Ainda segundo Karina Rente, o objetivo da ação desta sexta-feira é buscar os grupos que mais precisam da imunização. “Já que eles não vêm até nós, então iremos até eles. Já vacinamos mais de 50% da nossa meta, mas comparado aos anos anteriores, estamos abaixo do esperado. Por determinação do prefeito Zé Biruta (José Carlos Fernandes Chacon) faremos a vacinação amanhã na Praça e esperamos a boa adesão dos munícipes”, disse Karina.

A Praça da Independência está localizada em frente a Estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) “Ferraz de Vasconcelos”, onde também está instalada a Base da Polícia Militar.

TEXTO: Leticia Riente

FOTOS: Aurélio Alves / DeCom Ferraz / Divulgação