Prefeitura promove capacitação sobre o “Município Verde e Azul”

Prefeitura promove capacitação   sobre o “Município Verde e Azul”

Os servidores da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos participaram nesta terça-feira, 3 de julho, de uma capacitação sobre o Programa Estadual “Município Verde e Azul”. A formação ocorreu no período da manhã no anfiteatro do Palácio da Uva Itália, na Vila Romanópolis.

O palestrante geógrafo Cássio de Oliveira, explanou para representantes das secretarias municipais a importância do Programa e os benefícios deste convênio, já assinado por Ferraz desde 2007. A Secretaria de Educação e o departamento de Verde e Meio Ambiente da Prefeitura já realizam ações no sentido de cumprir as metas correlacionadas pelo Programa.

De acordo com Cássio, um trabalho intersetorial é fundamental para que as notas de Ferraz sejam melhoradas dentro do Ranking Ambiental Paulista. “É um município que tem um histórico de notas um pouco abaixo do esperado, mas agora estamos mudando esta realidade com este grupo de trabalho, que veio em busca de aprender e questionar para estar a par da realidade de Ferraz e o que pode ser feito para enfrentar problemas ambientais”, afirmou Oliveira.

Na oportunidade estiveram presentes servidores das secretarias municipais de Educação, Saúde, Obras, Planejamento Urbano, Saneamento, Verde, Meio Ambiente e Habitação, e Assistência Social. Agora, o próximo passo é a formalização do grupo de trabalho para a interlocução da Prefeitura junto ao Estado para potencializar o resultado de Ferraz para o final do ano.

A interlocutora do Programa na cidade, Aparecida Regiane Leite Ladivez, ressalta as ações que já são realizadas pela Prefeitura e que se encaixam nas metas do “Verde e Azul”. “Há pouco tempo realizamos uma capacitação sobre poda de árvores e a cidade também desenvolve um rico cronograma de educação ambiental. Assim, nós já temos pontos para melhorar o resultado da cidade, buscar apoio na própria administração municipal do prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, abrangendo todas as secretarias, e principalmente, resolver os problemas ambientais que encontrarmos”, afirmou Aparecida.

FOTOS: Aurélio Alves / DeCom Ferraz