Ferraz promove ações alusivas à “Semana do Aleitamento Materno 2018”

Ferraz promove ações alusivas à  “Semana do Aleitamento Materno 2018”

Para ressaltar a importância da “Semana Mundial do Aleitamento Materno 2018”, que ocorre entre os dias 1 e 7 de agosto, a Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos promoverá várias atividades referentes ao tema nos dias 8 e 10 de agosto. As palestras e oficinas ocorrerão no Mais Mulher, no Sítio Paredão, e a expectativa é que mais de cem mulheres participem das programações.

No dia 8 de agosto, as atividade serão realizadas às 8h30, e no dia 10, às 13 horas. As participantes serão mulheres gestantes que são acompanhadas pela rede municipal nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Na oportunidade, as presentes poderão envolver-se em rodas de conversa com profissionais da Saúde, como fonoaudiólogos, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, dentistas, farmacêuticos, etc.

Também faz parte das programações uma oficina de artesanato, que focará a confecção da capa personalizada da carteirinha de vacinação do bebê. Todo material necessário para os enfeites será doado pela pasta.

De acordo com a coordenadora da rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas de Ferraz, Kelly D`avila Hungria Cordeiro, a Semana sempre é lembrada na cidade, mas este ano o formato será diferente. “Com as rodas de conversa fica fácil promovermos a troca de experiências e o esclarecimento de dúvidas. É a primeira vez que lembraremos da ‘Semana do Aleitamento Materno’ desta forma, e esperamos que cada gestante consiga entender a importância de amamentar, até os seis meses de idade, como é preconizado pelo Ministério da Saúde, que não só contribui para a imunização do bebê, mas também na relação afetiva entre mãe e filho”, afirmou Kelly.

Também alusivo à Semana do Aleitamento, por determinação do prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, as UBS’s da cidade estão intensificando as orientações nos atendimentos obstétricos durante todo o mês de agosto. Nas consultas de rotina, ações neste sentido já ocorrem ao longo do ano em Ferraz.

FOTOS: Aurélio Alves / DeCom Ferraz