Ferraz inscreve dois mil animais para castração

Aproximadamente dois mil animais foram cadastrados para passarem pelo processo de castração gratuita da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos. Foram dois dias de inscrições na Divisão de Controle de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde. O próximo passo consiste na avaliação médica de cada animal.

No total, mil senhas foram distribuídas nos dias 7 e 8 de agosto. Cada munícipe pôde cadastrar dois animais, sendo cães ou gatos. A castração em si ocorrerá em 50 animais no dia 18 de agosto, em uma clínica especializada da cidade. Os demais inscritos ficarão em uma fila da espera, já que, segundo a pasta, a intenção é a abertura de 50 vagas todos os meses.

A etapa seguinte é que os animais inscritos passem por uma triagem de condição física, que falará se ele está apto para ser castrado. O ideal é que o animal tenha entre 8 meses e 8 anos, sem raça definida, para passar pelo procedimento.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde de Ferraz, Karina Rente, as inscrições ocorreram como era esperado e a adesão da população foi satisfatória. “Nós já havíamos realizado um estudo, e por isso exatamente 500 senhas por dia foram distribuídas. Ficamos felizes com a procura pela inscrição e esperamos controlar o controle populacional de cães e gatos na cidade de forma eficaz, assim como nos determinou o prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta”, disse Karina.

Castramóvel

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio de uma emenda parlamentar de R$ 120 mil, está finalizando os tramites para a compra de um Castramóvel. A unidade possui todos os equipamentos para realizar o procedimento de castração em animais, e será utilizado pelos veterinários do município. De acordo com a Divisão de Zoonoses, em um primeiro momento, a nova ferramenta, assim que chegar à municipalidade, buscará a castração de cães de rua.

TEXTO: Leticia Riente

FOTOS: Aurélio Alves / DeCom Ferraz