Vacina contra polio e sarampo é prorrogada em Ferraz até dia 14

Vacina contra polio e sarampo é  prorrogada em Ferraz até dia 14

A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos, seguindo a prerrogativa do Ministério da Saúde, prorrogou a Campanha de Vacinação Contra a Poliomelite e o Sarampo até o dia 14 de setembro. Na cidade, 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estão oferecendo a vacina, que tem como público-alvo crianças de 1 a 4 anos de idade.

Contra a polio já foram imunizadas 7,1 mil crianças, o que representa 67,28% da meta a ser atingida. Já contra o sarampo, foram 7,7 mil doses aplicadas, o que corresponde à 72,77% do grupo vacinado. A meta é imunizar 95% destes grupos.

Além das UBS’s, a equipe da Vigilância Epidemiológica estará atuando em aproximadamente 30 creches creches municipais, com o objetivo de chegar à meta. A estratégia é uma espécie de busca ativa, que prioriza o grupo de risco. Vale destacar que nos postos de saúde, as doses também estão sendo oferecidas para adultos durante a semana.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Ferraz, Cláudia Fernandes, é fundamental que as mães tenham consciência da importância de se vacinar contra estas doenças. “Nós achávamos que a poliomelite e o sarampo eram doenças que já tinha sido erradicadas décadas atrás, mas infelizmente vemos estados do Brasil que já apresentam surto delas. A vacina é gratuita, sendo a melhor forma de imunizar a criança, por isso os responsáveis devem aproveitar para não perder mais este prazo que foi dado”, afirmou Cláudia.

TEXTO: Leticia Riente

FOTOS: Aurélio Alves / DeCom Ferraz