Ferraz certifica 60 profissionais da Assistência Social

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Assistência Social, entregou hoje, 6 de setembro, aproximadamente 60 certificados aos servidores que participaram de uma série de capacitações que visou o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos no município. A solenidade ocorreu no anfiteatro do Palácio da Uva Itália, na Vila Romanópolis, e contou a presença de autoridades municipais.

Ao todo foram realizados oito encontros durante o mês de agosto, sendo dois por semana. O foco foi formar os funcionários dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e das entidades que executam este serviço nos bairros.

De acordo com o titular da pasta, Rodrigo de Freitas Siqueira, as capacitações foram necessárias para alinhar o trabalho em equipe. “Muitos dos nossos servidores e parceiros tinham dúvidas em relação a este serviço e já nos disseram que agora, em vez de fazerem tudo no automático, estão formados tecnicamente para atuar com a população. Estamos muito satisfeitos com este avanço, até mesmo porque no ano passado, nenhum destes serviços tinha contrato firmado, e hoje mudamos também esta realidade”, afirmou Siqueira.

O prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, ressaltou a importância do trabalho de cada um e falou sobre como Ferraz tem investido na Assistência Social. “Quero agradecer pelo esforço de vocês, pelo trabalho que vocês vêm realizando e dizer que nossa cidade investe em Assistência Social R$ 2 milhões por mês, mas que se investíssemos R$10 milhões, talvez ainda fosse pouco. De qualquer forma estamos fazendo nossa parte, desenvolvendo políticas públicas, e vamos continuar buscando recursos e estratégias para melhorar ainda mais este aspecto na nossa cidade”, disse o chefe do Executivo ferrazense.

Na oportunidade também estiveram presentes a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ferraz e filha do prefeito, Bruna Chacon, os secretários municipais Eduardo Di Lascio (Administração) e Lucas Pimenta Bertagnolli (Governo) e os vereadores Cláudio Moreira Ramos e Roseli Aparecida Messias Ferreira.

O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos é realizado com grupos, organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertencer e de identidade, fortalecer e incentivar a socialização e convivência comunitária. Ferraz possui atualmente seis serviços desta natureza, incluindo dois para idosos e um para jovens e adultos.

FOTOS: Robson Foiadelli