Ferraz promove abertura da “Semana Nacional do Trânsito”

A Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Ferraz de Vasconcelos, promoveu nesta quinta-feira, 20 de setembro, a abertura da “Semana Nacional do Trânsito” na cidade, que este ano tem como tema “Nós Somos o Trânsito”. Na oportunidade, aproximadamente 80 crianças participaram de atividades educativas que focam o respeito às leis de trânsito. O evento ocorreu no Ginásio Municipal de Esportes “Marcílio Guerra”, no Centro.

Até o dia 28, a pasta estará realizando uma série de atividades alusivas à Semana. Mais de 1,2 mil alunos de 4 a 11 anos, da rede municipal de ensino, poderão aprender mais sobre as normas de trânsito por meio de um circuito instalado no Ginásio “Marcílio Guerra”. Serão 120 estudantes por dia, que também poderão aprender com palestras e teatros educativos.

Nos próximos dias 26 e 27, a Secretaria Municipal de Transporte também promoverá um bloqueio de uma hora, em parceria com a Policia Militar e Guarda Civil Municipal (GCM), de três vias da cidade, sendo a Rua Vereador Diomar Novaes, Avenida Brasil e Avenida Lourenço Paganucci. O objetivo é a distribuição de mais de cinco mil materiais de conscientização para os motoristas ferrazenses de como proceder no trânsito.

De acordo com o prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, incluir as crianças na “Semana Nacional do Trânsito” é fundamental para que os motoristas de amanhã sejam melhores. “Se a gente ensinar a criança hoje, quando ela for tirar a habilitação aos 18 anos, ela com certeza vai respeitar as leis de trânsito, vai ser mais cautelosa e consciente. Esta Semana começou pequena no ano passado, e hoje já ocupamos um ginásio. O objetivo é este, atingir um número maior de pessoas ao passar de cada ano”, disse o chefe do Executivo ferrazense.

O titular do Transporte municipal, Antônio Carlos Alves Correia, o Tonho, ressalta o número de mortes no trânsito e como é importante a mudança de hábito dos motoristas. “O maior índice de mortes no Brasil ocorre no trânsito, com acidentes e atropelamentos, por isso temos que oferecer às nossas crianças a melhor orientação, educação, respeito e cidadania, para que elas sejam motoristas conscientes no futuro e que também possam ‘puxar a orelha’ dos seus pais”, afirmou o secretário.

Ainda segundo Correia, a pasta já pensa em estratégias para melhorar a “Semana Nacional do Trânsito” no ano que vem. “Queremos aumentar os dias para atingir um número maior de pessoas, incluir as escolas estaduais e privadas nas aulas educativas, viabilizando, assim, por completo nosso projeto de educação do trânsito”, finalizou Antônio Carlos Alves Correia.

Vale destacar que a iniciativa na cidade também tem o apoio da Polícia Militar, da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Ferraz, do Programa de Resistência e Combate às Drogas (Proerd) e das secretarias municipais de Educação e de Juventude, Esporte, Turismo e Qualidade de Vida.

Na abertura da “Semana Nacional do Trânsito” em Ferraz também estiveram presentes o vice-prefeito da cidade, Karim Yousif Kamal Moustafa El Nashar, os secretários municipais Francisco Pereira de Brito (Juventude, Esporte, Turismo e Qualidade de Vida), Silvana Francinete da Silva (Fazenda), Lucas Pimenta Bertagnolli (Governo), Rodrigo de Freitas Siqueira (Assistência Social) e Élio Tonalezi (Cultura), a presidente do Fundo Social de Solidariedade do município e filha do prefeito Zé Biruta, Bruna Carolina Chacon, os vereadores Eliel de Souza, Roseli Aparecida Messias Ferreira e Antônio Marcos Atanázio, além da diretora do Ciretran de Ferraz, Carmén Yume Hazime Correa, do capitão da 3ª Companhia do 32º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana (BPM/M), Roberto Leandro da Cruz, e do diretor do Conselho de Segurança Comunitário (Conseg), Cláudio Pilla.

FOTOS: Fernanda Moraes / DeCom Ferraz / Robson Foiadelli