Ferraz marca presença em debate sobre Vigilância Socioassistencial

Ferraz marca presença em debate  sobre Vigilância Socioassistencial

A equipe da Secretaria de Assistência Social de Ferraz de Vasconcelos participou na última terça-feira, 18 de setembro, do “2º Encontro de Vigilância Socioassistencial do Alto Tietê”, realizado no Teatro “Armando de Ré”, em Suzano”. O evento teve como tema “O Lugar da Vigilância Socioassistencial: Construção de Práticas de Garantia de Direitos no Alto Tietê” e reuniu vários representantes da área.

Depois dos debates, Ferraz assinou um protocolo de intenção e compromisso de implantação e manutenção de Vigilância Socioassistencial, que é uma área vinculada ao Sistema Único de Assistência Social (Suas), responsável por produzir, sistematizar, analisar e disseminar informações territorializadas, propondo ações de adequação da oferta e qualidade dos serviços de assistência social.

Hoje, a Secretaria de Assistência Social de Ferraz possuí práticas de Vigilância Socioassistenciais, porém sem uma equipe instituída em um setor exclusivo para a execução deste serviços.

De acordo com o titular da pasta, Rodrigo de Freitas Siqueira, o próximo passo é que a Vigilância Socioassistencial da cidade seja capacitada para a ampliação destes serviços. “A equipe deverá ser capaz de ampliar a proteção e defesa de direitos, a medida que haverá também a qualificação da intervenção das equipes de Proteção Social Básica e Especial, de forma que suas ações produzam resultados mais condizentes com as expectativas e necessidades da população em geral, e principalmente, dos segmentos sociais mais vulneráveis”, afirmou Siqueira.

A meta é que este encontros sejam anuais, sendo prevista a terceira edição para 2019.

TEXTO: Leticia Riente

FOTOS: Divulgação