Educação capacita 130 professores em Ferraz sobre a nova Base Curricular

Educação capacita 130 professores em  Ferraz sobre a nova Base Curricular

A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos capacitou nesta quarta-feira, 3 de outubro, aproximadamente 130 servidores da rede municipal de ensino. O tema foi a implementação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O encontro ocorreu em uma chácara na Vila Romanópolis.

Na oportunidade, entre os presentes estavam supervisores, coordenadores pedagógicos da pasta, professores e diretores. A primeira palestra foi do doutor em Matemática, professor universitário e diretor do Centro de Planejamento em Avaliação do Estado, Juvenal Gouveia, que falou um pouco sobre indicadores educacionais, como por exemplo a Prova Brasil e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Gouveia ressaltou que estes indicadores servem não apenas para avaliar o aluno, mas também o professores, mostrando se sua metodologia está dando certo ou não. O doutor também explicou um pouco sobre como funcionam as questões destas provas.

Após este momento, a supervisora da Educação ferrazense, Alessandra Cristina Coelho Loureiro, ministrou sobre a parte teórica / histórica da Base Comum Curricular, abordando as ações desenvolvidas em Ferraz neste sentido desde 2015. Também foram apresentados os grupos que ficarão responsáveis pela implementação da Base na cidade. Estes grupos são formados por professores especialistas em áreas específicas de conhecimento e por professores do ensino infantil e fundamental.

De acordo com a titular da pasta, Valéria Eloy da Silva Kovac, a oportunidade de implantar a nova Base tem apenas o objetivo de melhorar o ensino municipal. “ Apesar das divergências, nós somos professores e somos nós quem faremos a implementação da Base aqui em Ferraz. Vai ser trabalhoso, mas temos que abraçar e transformar esta oportunidade. Apesar do nós estarmos comemorando nosso resultado no Ideb, não podemos parar, mas sim continuar melhorando nosso ensino cada vez mais”, afirmou Valéria.

No ocasião, também estiveram presentes o vice-prefeito Karim Yousif Kamal Moustafa El Nashar, o secretário municipal de Administração, Eduardo Di Lascio, e representando a Faculdade de Tecnologia (Fatec) da cidade, a professora Andréa Zotovici.

Ferraz em breve passará por uma avaliação externa, que poderá ser realizada por meio da Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), ou por uma empresa contratada. Segundo a pasta, a capacitação também contribui neste sentido, pois os professores presentes levarão todo a aprendizado adquirido para dentro das unidades de ensino, para que assim, elas estejam mais preparadas para a avaliação.

O próximo encontro para continuar o debate sobre a implementação da Base Comum Curricular no município deve ocorrer no dia 17 de outubro.

TEXTO: Leticia Riente

FOTOS: Aurélio Alves / DeCom Ferraz