Programação do “Outubro Rosa” começa neste sábado em Ferraz

Programação do “Outubro Rosa”  começa neste sábado em Ferraz

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia no próximo sábado, 6 de outubro, os serviços alusivos ao “Outubro Rosa”. O mês é dedicado à intensificação dos cuidados à saúde da mulher. Na cidade, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e outros serviços abrirão aos finais de semana.

No Mais Mulher, nos dia 6, 20 e 27 de outubro, das 8 às 14 horas, haverá a realização de exames de USG Transvaginal, USG de Mana (pré agendados pela CRV) e a coleta de papanicolau para demanda livre, além de avaliação odontológica, palestras, entre outros. É importante que a munícipe que quiser realizar o papanicolau, chegue até às 11 horas na unidade para pegar a senha.

Já o Dia D, que ocorrerá no dia 27, sábado, que também será o encerramento da campanha, será marcado com a abertura de quatro unidades básicas, sendo as UBSs do Kemel, Jardim Rosana, Santo Antônio e Vila São Paulo, além do Mais Mulher, no Sítio Paredão. Na oportunidade, serão realizados atendimentos médicos para as mulheres que fizeram os exames nas datas anteriores, assim podendo apresentar os resultados para avaliação e, se necessário, serem encaminhadas para especialistas ou alta médica. Vale destacar que não é necessário ter o pedido médico, apenas apresentar RG.

A pasta também está fechando parceria com algumas empresas da cidade para atender funcionárias que não têm tempo de ir até uma unidade de saúde. “Queremos promover o acesso fácil a estes serviços na cidade, mesmo para a mulher que não dispõe de tanto tempo para isso”, destacou Joelma Barcelos, assistente da coordenação de Atenção Básica do município.

Nas UBSs, durante todo o mês, haverá uma programação nas especialidades e todos os postos intensificarão os procedimentos de consultas de enfermagem, coleta de papanicolau, vacinas contra HPV para meninas e meninos de nove a quatorze anos, testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatite B e C.

De acordo com o titular da saúde ferrazense, Aloísio Lopes Priuli, o objetivo do “Outubro Rosa” é a prevenção. “Essa ação nos proporciona o diagnóstico precoce do câncer de colo e tantas outras doenças que prejudicam a mulher. Por uma determinação do prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, estamos oferecendo vários serviços, inclusive com especialidades e exames, como é o caso do papanicolau, que sabemos que é tão importante. Identificando antes, a chance de sucesso no tratamento é bem maior”, afirmou Pruili.

Ainda segundo o secretário Aloísio Lopes, este mês também implica no atendimento que os servidores oferecem ao munícipe. “Essa é a oportunidade da gente despertar a sensibilidade nos nossos funcionários, pois às vezes a mulher vai até a UBS apenas verificar a pressão, mas talvez ela esteja precisando mais do que isso, e com certeza o ‘Outubro Rosa’ ajuda nessa sensibilização”, disse.

O Mais Mulher de Ferraz está localizado na Rua das Américas, 46, no Sítio Paredão. Para mais informações, a Secretaria Municipal de Saúde atende pelo 4675-9213.

TEXTO: Leticia Riente

FOTOS: Divulgação