Prefeitura de Ferraz realiza balanço de gestão em aniversário da cidade

Prefeitura de Ferraz realiza balanço de gestão em aniversário da cidade

Ferraz de Vasconcelos completa 65 anos no próximo domingo, 14 de outubro. Aproveitando a data, a municipalidade ressalta diversas ações realizadas nos últimos 22 meses da gestão do prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta. De acordo com o chefe do Executivo ferrazense, as melhorias vão desde finanças, até educação e infraestrutura.

Com um planejamento estratégico da Secretaria Municipal de Fazenda desde o começo de 2017, foi possível recuperar certidões importantes para a cidade, como a Certidão Negativa de Débitos (CND) e o Certificado de Regularidade do Município para Celebrar Convênios (CRMC). Com estes documentos, a cidade recuperou a possibilidade de conseguir recursos dos governos Estadual e Federal. Vale destacar também nesta área que, desde o ano passado, os servidores municipais são pagos em dia, bem como os fornecedores da Prefeitura.

Nesses últimos um ano e 10 meses também houve a reforma administrativa, que diminuiu o número de secretarias municipais, o que também trouxe economia. Segundo o prefeito Zé Biruta, hoje a máquina pública funciona mais integrada, resultando no melhor atendimento para quem está na ponta? o munícipe.

O esporte ferrazense também foi resgatado, começando pela volta da Olimpíada Estudantil. Já são dois anos seguidos que, novamente, os jogos reúnem mais de três mil estudantes da rede municipal, estadual e privada, promovendo a integração e o incentivo à prática esportiva. A Secretaria de Juventude, Esporte, Turismo e Qualidade de Vida levou atletas do município para os Jogos Regionais, Abertos e do Idoso, além de ter aberto dezenas de vagas nas escolinhas esportivas municipais e conseguido fechar convênios e emendas parlamentares.

A Secretaria de Educação inaugurou uma creche e reinaugurou mais três, desde 2017. Mais duas creches já estão em fase de acabamento para também serem reinauguradas. Foram distribuídos mais de 18 mil kits de materiais escolares e mais de R$ 10 milhões economizados na merenda escolar, que apesar disto, hoje, serve uma fruta todos os dias, mantendo a qualidade da alimentação de cada aluno. A pasta também já está agilizando os processos para a aquisição de uniforme para o ano que vem.

Em 2018, a Prefeitura de Ferraz iniciou as obras do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi), além do recapeamento de mais 39 ruas e a Operação Tapa-Buraco. Os reparos continuam em andamento e a previsão é que até o final deste ano, todas as manutenções sejam finalizadas e grande parte das vias ferrazenses revitalizadas. Vale lembrar que a municipalidade também contratou uma empresa para realizar a manutenção de mais de três mil pontos escuros do município.

Já a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana revitalizou a pintura de mais de 60% de vias que ficam no entorno de escolas municipais, melhorando a sinalização de trânsito nestas localidades. A pasta também realizou um trabalho estratégico na Semana Nacional do Trânsito, que ocorreu entre os dias 20 e 28 de setembro, orientando estudantes de rede municipal de ensino, motoristas e pedestres ferrazenses.

A Secretaria de Assistência Social, por meio de chamamento público, regulamentou, e capacitou os servidores da pasta e das organizações sociais que executam as seis unidades de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes, duas unidades de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos e uma unidade de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Jovens e Adultos. A Secretaria também objetivou a diminuição nas filas de espera para os cadastros das famílias nos programas de transferência de renda, a contratação de empresa especializada, que disponibilizou maior número de funcionários para o cadastramento e atualização cadastral dentro do equipamento Cadastro Único/Bolsa Família e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Um marco da pasta também fo a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que ministrou cursos profissionalizantes para os referenciados na cidade.

O Fundo Social de Solidariedade de Ferraz realizou a Campanha do Agasalho em 2017 e 2018 e arrecadou mais de 100 mil peças em cada uma. O órgão tem conquistado para Ferraz diversos cursos profissionalizantes, por meio da parceria com o Centro Paula Souza, e apoiado famílias carentes do município com a doação de roupas e alimentos.

Na Saúde ferrazense, houve a troca de secretário e melhora no atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). A pasta estuda a reforma de alguns postos de saúde e a implantação de novos serviços, que irão atender às necessidades da população.

Vale destacar que a Prefeitura de Ferraz adquiriu um prédio, no Jardim Ferrazense, onde no ano que vem, depois de uma reforma estrutural, abrigará departamentos da municipalidade que hoje encontram-se em imóveis alugados, além de uma creche e um mercado municipal.

“Ao completar 65 anos de emancipação político-administrativa, quero saudar toda a população e dizer que hoje a cidade está bem melhor do que quando assumimos o mandato. Trabalhamos muito, com uma equipe de colaboradores que se empenharam para que nossa cidade recuperasse o crédito e a esperança de dias melhores, temos a certeza de que em breve Ferraz de Vasconcelos vai ocupar seu lugar de destaque na região do Alto Tietê. “finalizou o prefeito de Ferraz, o Zé Biruta.

TEXTO: Leticia Riente

FOTOS: Aurélio Alves / Julien Pereira / Robson Foiadelli / DeCom Ferraz