Prefeitura de Ferraz realiza balanço de gestão em aniversário da cidade

Ferraz de Vasconcelos completa 65 anos no próximo domingo, 14 de outubro. Aproveitando a data, a municipalidade ressalta diversas ações realizadas nos últimos 22 meses da gestão do prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta. De acordo com o chefe do Executivo ferrazense, as melhorias vão desde finanças, até educação e infraestrutura.

Com um planejamento estratégico da Secretaria Municipal de Fazenda desde o começo de 2017, foi possível recuperar certidões importantes para a cidade, como a Certidão Negativa de Débitos (CND) e o Certificado de Regularidade do Município para Celebrar Convênios (CRMC). Com estes documentos, a cidade recuperou a possibilidade de conseguir recursos dos governos Estadual e Federal. Vale destacar também nesta área que, desde o ano passado, os servidores municipais são pagos em dia, bem como os fornecedores da Prefeitura.

Nesses últimos um ano e 10 meses também houve a reforma administrativa, que diminuiu o número de secretarias municipais, o que também trouxe economia. Segundo o prefeito Zé Biruta, hoje a máquina pública funciona mais integrada, resultando no melhor atendimento para quem está na ponta? o munícipe.

O esporte ferrazense também foi resgatado, começando pela volta da Olimpíada Estudantil. Já são dois anos seguidos que, novamente, os jogos reúnem mais de três mil estudantes da rede municipal, estadual e privada, promovendo a integração e o incentivo à prática esportiva. A Secretaria de Juventude, Esporte, Turismo e Qualidade de Vida levou atletas do município para os Jogos Regionais, Abertos e do Idoso, além de ter aberto dezenas de vagas nas escolinhas esportivas municipais e conseguido fechar convênios e emendas parlamentares.

A Secretaria de Educação inaugurou uma creche e reinaugurou mais três, desde 2017. Mais duas creches já estão em fase de acabamento para também serem reinauguradas. Foram distribuídos mais de 18 mil kits de materiais escolares e mais de R$ 10 milhões economizados na merenda escolar, que apesar disto, hoje, serve uma fruta todos os dias, mantendo a qualidade da alimentação de cada aluno. A pasta também já está agilizando os processos para a aquisição de uniforme para o ano que vem.

Em 2018, a Prefeitura de Ferraz iniciou as obras do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi), além do recapeamento de mais 39 ruas e a Operação Tapa-Buraco. Os reparos continuam em andamento e a previsão é que até o final deste ano, todas as manutenções sejam finalizadas e grande parte das vias ferrazenses revitalizadas. Vale lembrar que a municipalidade também contratou uma empresa para realizar a manutenção de mais de três mil pontos escuros do município.

Já a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana revitalizou a pintura de mais de 60% de vias que ficam no entorno de escolas municipais, melhorando a sinalização de trânsito nestas localidades. A pasta também realizou um trabalho estratégico na Semana Nacional do Trânsito, que ocorreu entre os dias 20 e 28 de setembro, orientando estudantes de rede municipal de ensino, motoristas e pedestres ferrazenses.

A Secretaria de Assistência Social, por meio de chamamento público, regulamentou, e capacitou os servidores da pasta e das organizações sociais que executam as seis unidades de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes, duas unidades de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos e uma unidade de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Jovens e Adultos. A Secretaria também objetivou a diminuição nas filas de espera para os cadastros das famílias nos programas de transferência de renda, a contratação de empresa especializada, que disponibilizou maior número de funcionários para o cadastramento e atualização cadastral dentro do equipamento Cadastro Único/Bolsa Família e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Um marco da pasta também fo a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que ministrou cursos profissionalizantes para os referenciados na cidade.

O Fundo Social de Solidariedade de Ferraz realizou a Campanha do Agasalho em 2017 e 2018 e arrecadou mais de 100 mil peças em cada uma. O órgão tem conquistado para Ferraz diversos cursos profissionalizantes, por meio da parceria com o Centro Paula Souza, e apoiado famílias carentes do município com a doação de roupas e alimentos.

Na Saúde ferrazense, houve a troca de secretário e melhora no atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). A pasta estuda a reforma de alguns postos de saúde e a implantação de novos serviços, que irão atender às necessidades da população.

Vale destacar que a Prefeitura de Ferraz adquiriu um prédio, no Jardim Ferrazense, onde no ano que vem, depois de uma reforma estrutural, abrigará departamentos da municipalidade que hoje encontram-se em imóveis alugados, além de uma creche e um mercado municipal.

“Ao completar 65 anos de emancipação político-administrativa, quero saudar toda a população e dizer que hoje a cidade está bem melhor do que quando assumimos o mandato. Trabalhamos muito, com uma equipe de colaboradores que se empenharam para que nossa cidade recuperasse o crédito e a esperança de dias melhores, temos a certeza de que em breve Ferraz de Vasconcelos vai ocupar seu lugar de destaque na região do Alto Tietê. “finalizou o prefeito de Ferraz, o Zé Biruta.

FOTOS: Aurélio Alves / Julien Pereira / Robson Foiadelli / DeCom Ferraz