Ferraz empossa Conselho da Mulher

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos promoveu a posse do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher na última quinta-feira, 11 de outubro. O solenidade ocorreu no anfiteatro do Palácio da Uva Itália, na Vila Romanópolis, e reuniu os conselheiros que irão ficar no cargo até 2020.

O Conselho é um espaço garantido pela Constituição, onde ocorre a participação efetiva da população, por meio de organizações da sociedade civil. Assim, o órgão possibilita a transparência de ações, a discussão de políticas públicas no atendimento em geral para a mulher e propõe soluções definitivas no município.

Ferraz empossou cinco conselheiros da sociedade civil e o poder Executivo indicou mais cinco, sendo estes servidores das pastas de Assistência Social, Saúde, Segurança, Educação e Obras. Os novos membros ficarão no cargo até 2020 e revezarão entre o Executivo e sociedade civil para ocupar a presidência.

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, o Conselho dos Direitos da Mulher já começa a atuar imediatamente. Nesta terça-feira, 16 de outubro, o órgão já se encontra para definir o calendário de reuniões mensais, além de constituir a diretoria, que é quem decide quais pautas são discutidas.

Ainda na ocasião, o titular da pasta, Rodrigo de Freitas Siqueira, anunciou uma novidade. “O prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, já assinou junto ao Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) o termo de interesse da implantação do serviço de acolhimento institucional para mulheres vítimas de violência. O local apoiará mulheres de toda a região. Aguardarmos agora apenas a abertura do chamamento público. É uma grande vitória para nós, já que não possuímos este serviço ainda na cidade”, afirmou Siqueira.

Na ocasião de posse, também estavam presentes os secretários municipais Lucas Pimenta Bertagnolli (Governo), Valéria Eloy da Silva Kovac (Educação), Silvana Francinete da Silva (Fazenda), o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Cléverson Ramos, e o vereador Cláudio Ramos Moreira.

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280/SP / DeCom Ferraz