Ferraz realiza tratamento bucal completo de 50 crianças

A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Programa Saúde na Escola, realizou o tratamento bucal de aproximadamente 50 crianças no último sábado, dia 20 de outubro. O objetivo foi sanar os problemas bucais por completo nos alunos da rede municipal de ensino, que já tinham sido avaliados em outra oportunidade.

Os estudante são da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (Emeif) ”José Sebastião”. No próximo dia 27, também sábado, mais 150 alunos deverão receber o tratamento, estes da Emeif ”Maria Andena Costa” e da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) “Thomaz Alckmin”. As crianças que estão sendo contempladas com o tratamento têm idade entre 6 e 12 anos.

De acordo com a coordenadora da Saúde Bucal de Ferraz, Carla Rosana Rocha, as escolas atendidas foram indicadas pelo Governo do Estado como prioritárias no Programa Saúde na Escola. Os estudantes das referidas unidades já passaram por uma avaliação inicial na própria escola no começo de outubro, e quem precisava do tratamento, foi encaminhado ao Centro de Especialidade Odontológico (CEO), no Centro.

“Foram seis dentistas que durante todo o dia fizeram o tratamento completo na boquinha destas crianças. Foi uma ação muito positiva. Os responsáveis por estes alunos não estão acostumados com iniciativas desta natureza na cidade, por isso se surpreenderam. No próximo dia 27, vamos continuar atendendo com a maior dedicação possível, sanando qualquer problema que possa prejudicar estes pequenos”, disse Carla Rocha sobre a ação e o que se esperar na continuação dela.

Ainda segundo a coordenadora, é importante que a higienização ocorra desde a fase dos dentes de leite. “A criança já tem seu primeiro dente permanente aos 5 anos de idade e muitos pais acabam achando que é mais um de leite, o que pode acarretar vários problemas com a má higienização, fazendo com que a criança até perca este dente permanente. Por isso pedimos o cuidado dos pais neste sentido”, afirmou Carla.

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280/SP / DeCom Ferraz