Saúde ferrazense orienta 1,2 mil crianças sobre o Aedes

A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Divisão de Controle de Zoonoses e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou durante todo o mês de outubro visitas em oito unidades escolares municipais, promovendo orientações sobre a prevenção contra o Aedes Aegypti. Ao todo, 1.257 crianças da rede puderam aprender mais por meio de teatro de fantoches e outras atividades.

Estas ações estão previstas dentro do Programa Saúde na Escola, o qual o município desenvolve ativamente. As escolas contempladas com as atividades foram indicadas pelo próprio Governo do Estado, sendo os Centros de Educação Infantil (CEI) “Pastorinhas II”, “Professora Ana Lívia Pedro”, “Alcides Cardoso, “Bruna Arina Belloni”, “Francisco Faria de Souza”, “Adelino Gomes Marques”, “Rosa Ferrari Basile” e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “José Sebastião”.

Participaram da iniciativa crianças com idade entre 6 meses e 11 anos. Além do teatro com fantoches, elas puderam interagir por meio de pintura de cartazes, brincadeiras e outras dinâmicas direcionadas de acordo com a idade.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde do município, Claudinéia Vieira, as ações foram satisfatórias e com certeza produzirão bons resultados. “Foi gratificante esse estímulo para evitar a vinda do mosquito. Obedecendo a linguagem da criança, nós falamos sobre água parada e doenças que o Aedes pode trazer. Por meio do esforço da equipe da Saúde, a visão da criança já começa a mudar, afinal esta é a idade certa para a melhor aprendizagem”, disse Claudinéia.

FOTOS: DeCom Ferraz