Operação Verão em Ferraz ocorre até março

A Defesa Civil de Ferraz de Vasconcelos desenvolverá a Operação Verão 2018 até março do próximo ano. A ação consiste no monitoramento constante demais de 30 áreas de risco do município quando a incidência das chuvas aumenta, podendo causar estragos naturais. O objetivo é proporcionar segurança à população 24 horas por dias. Os trabalhos neste sentido foram iniciadas em 1º de outubro.

Neste ano, são aproximadamente 40 pessoas que estão empenhadas na Operação, divididas em quatro equipes. O grupo é formado por integrantes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), Guarda Civil Municipal (GCM), Guarda Civil Municipal Ambiental (GCMA) e funcionários de todas as secretarias municipais, principalmente da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Além disso, o Corpo de Bombeiros da cidade também se mantém em alerta.

Vale destacar que a Operação Verão também contempla, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, a limpeza de bueiros, bocas de lobo, córrego, rios, entre outros entupimentos, tudo para evitar o registro de ocorrências.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Ferraz, Clóvis Alves França, esta força tarefa é indispensável para o sucesso da Operação Verão 2018. “Desta forma, nós conseguimos dispor de todo o aparato necessário o mais rápido possível, prestando atendimento aos munícipes em caso de desabamentos, enchentes, deslizamentos de terra, entre outras ocorrências que pode ser registradas neste período mais quente do ano”, disse.

Ainda segundo França, a expectativa para este ano é que não haja vítimas nem graves quadros. “Temos uma equipe qualificada para isto, estamos pronto para atender a qualquer chamando, ajudando famílias, prestando socorro, fazendo o que mais for necessário para evitar maiores problemas”, afirmou França.

Os munícipes podem entrar em contato com a Defesa Civil de Ferraz para registrar chamados pelo telefone 4674-7838, 4674-7825 ou pelo telefone de emergência 95310-2217.

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280/SP / DeCom Ferraz