Secretaria de Saúde de Ferraz capacita 34 profissionais sobre obstetrícia

A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos marcou presença no “Encontro de Atualização em Obstetrícia”, que ocorreu na manhã de hoje, 8 de novembro, no Hospital Regional “Doutor Osíris Florindo Coelho”, na Vila Correia. Foram capacitados 34 servidores da pasta, focando a atenção básica na rede municipal. Funcionários de outras cidades da região também estiveram presentes. O evento contou com o apoio do Diretoria Regional de Saúde.

Para abrir os trabalhos, o médico Roberto Mitio ministrou sobre “Prevenção de Prematuridade e Gemelaridade”. Em seguida, a médica Luzia Mariko Shibata falou de “Manejo da Hipertensão e SAF em Gestante”. A partir das 10 horas, foi a vez do médico Marcelo Maki palestrar com o tema “Manejo da Sífilis em Gestantes”. Depois do coffee break, a médica Patrícia Egashira explicou um pouco sobre “Infecção Urinária na Gestação”. Para encerrar a capacitação, o médico Marco Antônio Queda Nunes ministrou sobre “DM Gestacional” e “Restrição de Crescimento e Vitalidade Fetal”. O espaço também foi aberto para o esclarecimento de dúvidas.

O titular da Secretaria de Saúde, Aloísio Lopes Priuli, destaca a importância deste evento para a cidade. “No município, nós temos muitos pré-natais de risco, por isso esta atualização é imprescindível para aprimorar a qualidade no acompanhamento às gestantes ferrazenses, além de atualizar nossos médicos e enfermeiros, como determinou o prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta. Estamos buscamos a excelência no serviço da Saúde e esse Encontro veio neste sentido”, disse Priuli.

De acordo com a coordenadora da Rede Cegonha do município, que foca o pré-natal, Joelma Barcelos, vários resultados aparecerão depois deste evento. “Com certeza nosso pré-natal terá ainda mais qualidade, reduzindo os riscos de parto prematuro e até de óbitos. Muitas vezes a mãe chega ao pronto-socorro em quadro de risco porque o seu pré-natal não foi bem conduzido, por isso é fundamental a atualização. Ficamos muito contentes com a programação deste encontro, que deve também ocorrer no próximo ano”, afirmou.

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280/SP / DeCom Ferraz