Ferraz lança Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

Ferraz lança Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou hoje, 27 de novembro, o lançamento do “Programa de Erradicação do Trabalho Infantil” (Peti). A iniciativa visa o mapeamento de crianças em situação de trabalho infantil na cidade. Os estudos começam imediatamente. A ação também conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação.

Uma empresa especializada contratada fará o trabalho de diagnóstico e busca destes jovens. Esta etapa do Programa deve ser finalizada em aproximadamente quatro meses. Durante este período, também serão executadas mobilizações objetivando a conscientização no município, como caminhadas, entrega de folders, entre outras.

Depois desta fase concluída, as crianças e adolescentes encontrados em situação de trabalho infantil receberão os encaminhamentos necessários. “Vamos referenciá-los em programas para aumento de renda, por exemplo, para que esta criança não precise trabalhar para ajudar com dinheiro em casa. Vale destacar que o trabalho infantil é identificado quando a criança ou adolescente deixa de exercer seu direito de lazer, esporte, educação, etc.”, explicou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cintia Casanova Kehr.

O titular da Assistência Social de Ferraz, Rodrigo de Freitas Siqueira, disse que a pasta está ciente da dedicação que deverá ser empregada no Programa. “Peço a devoção da equipe neste trabalho, para que assim, consigamos 100% de sucesso. Vamos batalhar junto com a empresa que fará este diagnóstico, com a Educação e com os Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social Creas), dando o melhor de nós”, afirmou Siqueira.

A secretária municipal de Educação, Valéria Eloy da Silva Kovac, destacou a importância dada à criança no governo do prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta. “Pensamos nas crianças desde pequenos, na creche, assim como nos orienta o prefeito Zé Biruta. Hoje, por exemplo, nossas crianças recebem uma fruta por dia na escola, além de já termos comprado o material escolar para o próximo ano. Isso é respeito pela criança, pelo cumprimento de seus direitos. Se todos nós, juntos, tivermos esta consciência, de que precisamos proteger nossas crianças indefesas, teremos uma cidade muito mais feliz”, ressaltou Valéria.

Na oportunidade, que contou com apresentações das orquestras de organizações sociais do município, também estiveram presentes os secretários municipais Élio Tonalezi (Cultura), Eduardo Di Lascio (Administração), Antônio Carlos dos Santos Ferreira (Obras, Planejamento Urbano, Saneamento, Verde, Meio Ambiente e Habitação), Lucas Pimenta Bertagnolli (Governo), Silvana Francinete da Silva (Fazenda), Antônio Carlos dos Santos Correia (Transporte e Mobilidade Urbana), Francisco Pereira de Brito (Juventude, Esporte, Turismo e Qualidade de Vida), a presidente do Fundo Social de Solidariedade do município, Bruna Chacon, a representante da Diretoria Regional de Assistência Social (Drads), Viviane Lima, bem como os vereadores Eliel de Souza e Roseli Aparecida Messias Ferreira.

TEXTO: Leticia Riente

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / SP/ DeCom Ferraz