Ferraz promove campanha “Fique Sabendo” neste sábado

O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Ferraz de Vasconcelos promove amanhã, 1º de dezembro, a campanha “Fique Sabendo”, que consiste na oferta de testes rápidos para o diagnóstico de HIV e Aids. As ações ocorrerão das 8 às 14h30 nas duas estações de trens da cidade.

A expectativa é que mais de 800 testes sejam realizados apenas amanhã. No local, também ocorrerá a distribuição de preservativos, panfletos e orientação sobre a importância do uso de preservativos em qualquer relação sexual. Eventuais casos positivos receberão o encaminhamento necessário. Vale destacar que em Ferraz o tratamento de HIV é oferecido pela rede municipal e também no Hospital Regional “Doutor Osíris Florindo Coelho”, e o paciente pode escolher em que lugar deseja fazer o acompanhamento.

Até o dia 7 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde também estará intensificando a oferta de teste para demanda livre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). No total, a pasta espera realizar mais de 1,5 mil testes rápidos.

De acordo com o titular da pasta, Aloísio Lopes Priuli, a campanha visa diagnosticar, mas também possui cunho social. “Queremos promover a troca de informações, de experiências, criando um espírito de tolerância. Nós, junto com o prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, estaremos em prol do diagnóstico e prevenção contra o HIV e a Aids”, disse Priuli.

Amanhã, os testes ocorrerão nas estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) “Ferraz de Vasconcelos”, no Centro, e na “Antônio Gianetti Neto”, no Parque São Francisco.

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / SP/ DeCom Ferraz