Ferraz realiza “Virada Inclusiva 2018”

A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos promoveu hoje, 3 de dezembro, a “Virada Inclusiva 2018”, na Escola Municipal de Educação Especial (Emee) “Monteiro Lobato”, no Jardim Pérola. O evento contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas, entre alunos, pais e convidados. Os estudantes puderam interagir por meio de várias modalidades esportivas adaptadas, além de uma balada inclusiva.

Durante todo o dia, os presentes puderam jogar futebol, tênis de mesa, basquete, dominó, dama, bocha e competir no atletismo. Todas as atividades foram adaptadas. No final do evento, todas as pessoas envolvidas receberam medalhas.

De acordo com a pasta, o objetivo da Virada deste ano foi promover a integração dos alunos da rede municipal, estimulando a participação de pessoas com deficiência. Para isto, também fizeram parte da Virada 2018, membros da Associação de Mães dos Autistas (AMA) de Ferraz de Vasconcelos e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Ainda segundo a Secretaria, as atividades desenvolvidas neste dia, contribuíram para o aprimoramento psicomotor e social dos participantes.

A diretora da “Monteiro Lobato”, Rosimeire de Sousa Neri, destaca a importância de o evento ser promovido na cidade. “A gente consegue realizar a integração e envolvimento dos alunos e família. Desta forma, também divulgamos a inclusão, afinal todos somos iguais nas nossas diferenças”, disse Rosimeire.

A titular da Educação ferrazense, Valéria Eloy da Silva Kovac, ressaltou que a “Virada Inclusiva 2018” também serve de instrumento para a administração municipal frente a população. “Por meio deste evento, conseguimos mostrar o que o município tem feito em prol da pessoa com deficiência. As pessoas conseguem conhecer nosso trabalho neste sentido. Temos plena consciência de que os nossos alunos precisam de atenção, dedicação, da participação da família na sua vida escolar, e é por isso que vamos continuar lutando, assim como preza o prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta”, afirmou Valéria.

Encontro de Deficiência Visual

Também nesta segunda-feira, 3 de dezembro, a Educação de Ferraz realizou o “Primeiro Encontro de Deficiência Visual” da cidade, que teve como tema “Os Desafios para Inclusão Escolar”. O evento, que ocorreu no anfiteatro do Palácio da Uva Itália, na Vila Romanópolis, contou a palestra da professora e deficiente visual, Tânia Regina Martins Resende. A ministração foi voltada aos professores da rede que trabalham com crianças com pouca visão ou totalmente cegas, além de também ter sido direcionada aos pais. A ocasião também contou com um momento que estes mesmos alunos participaram do evento.

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / SP/ DeCom Ferraz