Ferraz encerra formação de dois anos para professores

A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos promoveu hoje, 5 de dezembro, o encerramento do projeto “Experimentações com Artes Plásticas nas Creches”, formação que teve duração de dois anos. A ocasião contou com a exposição de vários trabalhos dos alunos da educação infantil, além de um espaço para os próprios presentes experimentarem a arte de forma criativa.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Educação ferrazense, Carla Patrícia Alves, o objetivo da formação foi melhorar a prática pedagógica dos professores, despertando um olhar mais sensível para o desenvolvimento da criança, seja ele emocional, da criatividade ou das linguagens artísticas. Aproximadamente 30 profissionais, entre professores e coordenadores, que trabalham com crianças de 0 a 3 anos, foram capacitados.

Ao longo destes dois anos, os temas trabalhados foram semestrais, o que possibilitou encontros presenciais e formações online. Além das palestras, os servidores participavam de discussões e elaboravam atividades para a aplicação do conteúdo, também dentro de sala de aula.

Ainda segundo a coordenadora Carla Alves, mudanças nas vivências escolares já têm sido notadas. “Por exemplo na pintura, as ações eram resumidas em giz de cera ou um desenho impresso que a criança devia pintar. Hoje não. Podemos ver o uso de vários materiais, desenhos livres, o que estimula a criatividade. Os professores também nos trouxeram trabalhos seguindo a premissa do projeto, que foi totalmente aderida por eles”, disse Carla.

Vale destacar que a formação foi uma parceria da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos com a Comunidade Educativa (Cedac), com o Instituto Minidi Pedroso de Arte e Educação Social (Impaes) e com o Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

A secretária municipal de Educação, Valéria Eloy da Silva Kovac, esteve presente na mostra que expôs os trabalhos mais impactantes confeccionados durante a capacitação, e destacou a importância de capacitações neste sentido na cidade. “É essencial não só para a criança, mas para o professor e para a comunidade escolar no geral. Por meio desta mostra, conseguimos entender um pouco mais sobre o desenvolvimento do outro, sobre o ritmo de aprendizagem do nosso próximo. É um projeto que com certeza, lutaremos para trazer novamente para o município no ano que vem”, afirmou a secretária.

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / SP/ DeCom Ferraz