Procon de Ferraz participa de encontro internacional em Brasília

Procon de Ferraz participa de encontro  internacional em Brasília

Ferraz de Vasconcelos marcou presença no “1º Encontro Brasil e Alemanha de Direito do Consumidor”, realizado em Brasília entre os dias 3 e 6 de dezembro. Na oportunidade, foram abordados temas de grande relevância para o presente e futuro do direito do consumidor em nível nacional e internacional. Representando a cidade, esteve a coordenadora do Procon municipal, Juliane Gallo.

O evento objetivou a garantia de direitos na construção da cidadania, bem como imprescindíveis relações com outros países e com o cenário global de proteção ao consumidor, por meio de ações debatidas que visam a defesa deste consumidor nos dois países, além de inspirar a definição de novas políticas no Brasil e na Alemanha.

Entre os temas discutidos estiveram aspectos da defesa do consumidor em ambos os países, painéis com ações coletivas na defesa do consumidor, defesa do consumidor no âmbito judiciário e meios extrajudiciais de solução de conflitos de consumo, cyber segurança e comércio eletrônico, além de questões que envolvem o consumidor turista.

De acordo com Juliane Gallo, participar do Encontro foi importante para expôr problemas pelos quais o Procon municipal passa e debater possíveis soluções. “Temos muitas dificuldades, levando em consideração a falta de recursos para investir em políticas públicas de defesa do consumidor. De qualquer forma, no evento foram apresentados meios para solucionar alguns destes problemas, como efetivar a municipalização do Procon, que terá mais autonomia e, consequentemente, conseguirá arrecadar fundos para a cidade”, disse Juliane.

A coordenadora também já aproveitou a idá até Brasília para despachar pedidos na Câmara dos Deputados, como por exemplo o pedido de emenda para a compra de um veículo para o órgão, e ainda articulou com os membros do legislativo e judiciário novos projetos que irão beneficiar o município.

Na ocasião, estiveram presentes membros do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, entidades jurídicas, empresários, profissionais da área e líderes internacionais. O ministro da Justiça do Brasil, Torquato Jardim, e a ministra da Justiça e Defesa do Consumidor da Alemanha, Rita Hagl-Kehl, também participaram das discussões.

FOTOS: DeCom Ferraz