Ferraz realiza mais de dois mil testes de HIV e Sífilis

Ferraz realiza mais de dois mil testes de HIV e Sífilis

A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos divulgou hoje, 11 de dezembro, o balanço de atendimentos realizados durante a campanha “Fique Sabendo”, promovida no município entre 1 e 7 de dezembro. Foram 2.178

testes de HIV e Sífilis realizados.

Foram 1.089 testes rápidos de HIV e 1.089 de Sífilis. Destes, 31 resultados deram como positivos para Sífilis e seis para HIV. Os pacientes foram encaminhados ao Serviço de Atendimento Especializado (SAE) para tratamento completo, incluindo consultas, medicamentos e exames necessários. Para HIV, este encaminhamento é facultativo, pois o morador pode tratar a doença em qualquer unidade de atendimento de sua preferência, em qualquer município.

A campanha “Fique Sabendo” teve início no dia 1º deste mês em uma ação que ocorreu nas duas estações de trens da cidade, onde a demanda foi livre. Além disso, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade intensificaram a oferta de testes rápidos para HIV e Sífilis durante toda a última semana. A iniciativa também contou com a distribuição de preservativos, panfletos e orientação sobre a importância do uso de proteção em qualquer relação sexual.

De acordo com o titular da pasta, Aloísio Lopes Priuli, a campanha superou o que era esperado. “Conseguimos desenvolver um trabalho muito maior do que a nossa expectativa. A adesão da população foi boa, bem como a integração dos nosso servidores. Com certeza, o próximo ‘Fique Sabendo’ será melhor ainda”, afirmou Priuli.

TEXTO: Leticia Riente

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / SP/ DeCom Ferraz