Ferraz promove ação contra o trabalho infantil

Ferraz promove ação contra o trabalho infantil

A Secretaria de Assistência Social de Ferraz de Vasconcelos realizou hoje, 12 de dezembro, mais uma ação do “Programa de Erradicação do Trabalho Infantil” (Peti). Com o tema”#ChegaDeTrabalhoInfantil”, a iniciativa contou com faixas expostas no semáforo da Avenida Governador Jânio Quadros, no Parque São Francisco, em frente a estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) “Antônio Gianetti Neto”, panfletagem e orientação aos comerciantes da área.

Esta é a segunda ação neste sentido. A primeira ocorreu no último dia 30 na Avenida Brasil, em frente à estação da CPTM “Ferraz de Vasconcelos”, no Centro, onde os munícipes que também passavam pela Praça da Independência puderam saber mais sobre o tema. Paralisações como esta ocorrerão por aproximadamente mais dois meses.

Estas sensibilizações são necessárias, pois fazem parte das atribuições do Peti. O Programa visa o mapeamento de crianças em situação de trabalho infantil na cidade. Depois desta fase concluída, as crianças e adolescentes que estiverem neste quadro, receberão os respectivos encaminhamentos.

De acordo com a assessora de departamento técnico da Assistência Social, Cíntia Casanova Kehr, as ações vem ao encontro de muitas dúvidas que rodeiam o tema. “Não é errado o adolescente trabalhar, desde seja como jovem aprendiz. Errado é ele perder seus direitos de educação, lazer, etc. Vindo até a população, nós conseguimos sanar alguns destes embaraçamentos e ainda divulgar o combate a esta prática”, afirmou Cíntia.

O titular da pasta, Rodrigo de Freitas Siqueira, destacou que nem sempre os munícipes são totalmente abertos a discutir sobre o trabalho infantil. “Nestas mobilizações, a gente se depara com muitas pessoas que falam que é melhor que o jovem trabalhe, mas não sabem que isso pode beneficiar o adulto com mão de obra barata, rápida e fácil, não estando de acordo com a lei. Os ferrazenses que nos escutaram, com certeza entenderam mais sobre o assunto, mas continuaremos realizando iniciativas desta natureza para que mais moradores possam nos ouvir e serem orientados, assim como deseja o prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta”, disse Siqueira.

TEXTO: Leticia Riente

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / SP/ DeCom Ferraz