Prefeitura de Ferraz promove “1º Simpósio de Educação Inclusiva”

A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos promoveu nesta terça e quarta-feira, 18 e 19 de dezembro, o “1º Simpósio de Educação Inclusiva”. O evento ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Professora Primorosa Jorge do Nascimento”, na Vila Santo Antônio, e contou com a presença de mais de mil professores da rede, além de diretores de escolas e equipe técnica da pasta.

Nos dias de formação, a palestrante foi a doutora em Educação e vice-presidente honorária da Rede Internacional de Pesquisadores em Educação Inclusiva, Rosita Edler Carvalho. A ministração teve como tema “Educação Inclusiva com os Pingos nos Is”. Vale destacar que Rosita também possui graduação em Orientação Educacional, Psicologia, Pedagogia, especialização em Neuropsicologia, Teoria e Técnicas Psicopedagógicas, Psicopedagogia, mestrado em Políticas Públicas e Psicologia, bem como aperfeiçoamento em Planejamento em Educação Especial e pós-doutorado em Neuropsicologia, além de ser escritora.

O evento também contou com estudos de casos e apresentações culturais dos alunos da Escola Municipal de Educação Especial (Emee) “Monteiro Lobato”. Na ocasião, também houve dinâmicas que envolveram todos os presentes.

De acordo com a diretora de departamento da Educação ferrazense, Sônia Regina Fernandes Afonso, a necessidade de promover o Simpósio veio diretamente dos professores. “A Secretaria realizou uma enquete com eles e o tema mais votado foi Inclusão. Eles nos relataram ter mais dificuldade neste sentido, então o evento vem ao encontro de necessidades reais no ambiente escolar. Tivemos um feedback muito positivo dos educadores, que se mostraram encantados com a palestrante e satisfeitos com os conceitos práticos apresentados, que podem ser implicados com facilidade em sala de aula”, disse a diretora.

A titular da pasta, Valéria Eloy da Silva Kovac, além de ressaltar que, por meio do evento, todos os alunos da rede serão atingidos, destacou a importância da doutora Rosita Carvalho ter vindo até a cidade. “Muitas vezes os pais estão precisando muito mais de apoio do que a própria criança, e nós da Secretaria de Educação, assim como o prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, temos consciência disso. Por isso, nossa escolha da palestrante foi minuciosa, queríamos alguém que passasse esta sensibilidade aos professores, para que isso seja colocado em prática na escola. Nossa vontade de incluir é cada vez maior, e aqui iniciamos efetivamente um caminho para isto”, afirmou Valéria.

FOTOS:Aurélio Alves – MTB: 85280 / SP/ DeCom Ferraz