GCM começa operação para fiscalizar aterro clandestino

Preocupado com o grande número de descarte irregular de lixo e entulho, o prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, determinou que a Guarda Civil Municipal (GCM) de Ferraz de Vasconcelos iniciasse hoje (6 de janeiro) uma operação permanente na Estrada Sete Cruzes com a Estrada dos Fernandes , no Jardim Vista Verde. A ação é para inibir este tipo de crime ambiental em todo território ferrazense. A GCM tem acompanhado o caso durante todo o ano de 2016 e devido as providências anteriores não terem dado o resultado esperado, uma viatura permanecerá no local.

Na região várias apreensões de veículos já foram realizadas, além da autuação de pessoas por crime ambiental. A área já foi embargada e multada pela administração pública e o Ministério Público já está ciente da situação, mesmo assim, os responsáveis continuam com o funcionamento criminoso.

“O aterro é de difícil acesso e os donos se aproveitam disso para continuar com o despejo constante de resíduos oriundos de construção civil, pneu e diversos tipos de lixo. Acreditamos que o lucro seja razoável, pois eles preferem correr riscos de intervenções da GCM e do poder público do que interromper o funcionamento do local”, afirma o comandante da GCM, Cléverson Ramos.

Ainda segundo o comandante, maletas de concreto que serviam para obstruir a passagem de carros grandes foram retiradas da estrada, abrindo caminho novamente para que caminhões pudessem realizar o descarte irregular.

“Todos os envolvidos são responsabilizados no crime ambiental, desde os donos do local até os motoristas dos caminhões. Para isso são aplicadas multas que variam de R$ 8 mil a R$ 120 mil e ainda sanções criminais”, completa o comandante.

Para esta operação, a GCM está integrada com a Polícia Militar e o Poder Executivo para o total respaldo. A Guarda Civil de Ferraz não tem prazo definido para permanecer no local, pois de acordo com Ramos, a operação irá até quando as ações criminosas tiverem fim.

Intensificação

A Guarda Civil de Ferraz também está retomando as ações referentes à autuação de carros na cidade. Veículos abandonados ou estacionados em lugares inapropriados serão notificados pela GCM e devem ser tirados do local em até cinco dias. Quando o carro apresentar risco a saúde ou segurança, a remoção é feita imediatamente.

Esta operação está sendo feita por meio de denúncias, que podem ser realizadas pelo 153 e por rondas da próprias Guarda.

FOTOS: GCM Ferraz