Ferraz ganha reforço de mais três médicos

O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, recebeu na tarde desta terça-feira (31 de janeiro), em seu gabinete, três médicos do programa Mais Médicos que começarão a atuar na cidade nos próximos dias. Os bairros que serão comtemplados com os atendimentos serão o Jardim São Lázaro, Vila Jamil e Jardim Yone.
Os novos profissionais atuarão como generalistas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) pela Estratégia da Saúde da Família (ESF), que também engloba a visita domiciliar, dando suporte a pacientes acamados. O contrato dos médicos com o município é de três anos e a Prefeitura Municipal custeia a alimentação, moradia e bolsa auxílio dos profissionais.
O médico Pedro Henrique Silveira, que veio do interior de São Paulo, disse que Ferraz de Vasconcelos foi sua primeira opção e que está feliz de estar vindo para a cidade e que sua expectativa é a melhor possível. Já Marcos Vinícius de Paula Matarezio, também do interior, vem de uma experiência de quatro anos no programa Mais Médicos e espera poder ajudar e atender a população com atenção e cuidado.
Por já ter atuado em Ferraz durante três anos, o médico cubano, Aberlado Febre Pérez, volta para mais três anos com um sentimento de aperfeiçoamento ao atender o ferrazense. “Quero oferecer uma boa atenção primária aos pacientes, quero desenvolver o contato direto com a população, pois criar essa empatia é fundamental para que cuidemos melhor de cada pessoa e criemos um impacto na saúde como um todo. Entrosar a equipe com quem trabalharei também é um importante passo para o avanço na saúde”, afirmou.
O secretário de Saúde de Ferraz de Vasconcelos, Marco Aurélio Alves Feitosa, disse que a intenção é aumentar as equipes da ESF, que são compostas por um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e agentes de saúde. “Nossos profissionais atendem em tempo integral e se dedicam a pacientes que não podem se locomover para UBS’s ou hospitais, por isso ampliar essa estratégia é tão importante”, explicou Feitosa.
O prefeito Zé Biruta deu as boas-vindas aos médicos e foi realista ao falar da cidade. “Nossa situação é complicada, decretamos calamidade financeira e sei que o salário não é muito, mas precisamos de vocês para atender o nosso povo. Às vezes o paciente só precisa ser ouvido, receber um carinho de um profissional que possa cuidar dele de forma atenciosa. Estamos surgindo das cinzas e eu sozinho não vou a lugar nenhum, por isso agradeço por estarem vindo fazer parte da nossa equipe para tornar Ferraz uma cidade melhor. Confio no trabalho de vocês, desejo boa sorte e quero que saibam que o gabinete está de portas abertas para vocês”, concluiu Zé Biruta.

FOTOS: Secom Ferraz