Vans escolares começam a ser fiscalizadas em Ferraz

Vans escolares começam a ser fiscalizadas em Ferraz

A Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Ferraz de Vasconcelos deu início, nesta segunda-feira (6 de fevereiro), a fiscalização de vans escolares que prestam serviço na cidade, para a renovação de alvará. De acordo com a pasta a ação visa inibir o transporte irregular e evitar fraudes nos veículos escolares.

Ao todo, foram vistoriadas 25 vans escolares de um total de 140 veículos. Dentre as vans fiscalizadas, seis estavam com o transporte irregular, que já estão em processo de adequação. Os agentes da pasta fiscalizam os itens de segurança, a documentação do veículo, bem como verificação do número de chassi e do motor.

Os responsáveis pela frota que ainda não foi fiscalizada deverão comparecer na Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, localizada na Rua Carlos Gomes, 125, no Centro, às segundas-feiras até o final do mês de fevereiro, entre 8 e 14 horas para que a vistoria seja realizada.
Durante a fiscalização, os veículos que estiverem regularizados, receberão um adesivo com o brasão de Ferraz, que será fixado no vidro traseiro, além do número de expedição do alvará e capacidade de alunos, colocados na tarja lateral amarela e também do selo de vistoria do ano de 2017, fornecidos pelo Departamento de Trânsito.

Outra novidade para os condutores das vans escolares será uma carteirinha de identificação do motorista, que será entregue junto ao alvará renovado. De acordo com o secretário da pasta, Antônio Carlos Alves Correia, o Tonho, esta medida visa impossibilitar a prática de condutor não credenciado circular com veículo escolar. “Quando o condutor da van escolar for parado para verificação de transporte regular, o motorista deverá apresentar o alvará do veículo e a carteirinha com foto. Caso o condutor não seja autorizado a dirigir a van, o veículo será apreendido”, explicou o secretário.
Ainda segundo o titular da pasta, as medidas adotadas pela Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana vêm, justamente, para melhorar o transporte escolar na cidade. “Essas determinações inibem a circulação de vans escolares em Ferraz sem a devida regularização e regulamentação, uma vez que, o próprio munícipe poderá identificar se o veículo é realmente oficializado pela Prefeitura”, destacou Tonho.

TEXTO: Jennifer Oliveira

FOTOS: Aurélio Alves/ Secom Ferraz