Promoção Social assume repasse de verbas

A Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social de Ferraz de Vasconcelos, passará a receber a verba destinada aos Centros de Juventude (CJ’s) da cidade. O montante que era administrado pela pasta de Educação é de aproximadamente R$ 1,2 milhão e a decisão foi tomada em uma reunião hoje (16 de fevereiro), no gabinete do prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, localizado na Vila Romanópolis.
“Estamos fazendo a revisão de contratos e de serviços. Com isso, descobrimos que havia programas locados em pastas erradas. Viemos para arrumar a bagunça e é isso que vamos fazer. A transparência nesse momento é fundamental”, explicou o prefeito Zé Biruta.
O serviço, que será executado agora pela Promoção Social, vai ser de caráter de proteção social básica e de convivência e fortalecimento de vínculos, de acordo com a resolução 109, de 11 de novembro de 2009. Esta característica permite que os CJ’s abram espaço para atividades sociais, culturais, esportivas, de lazer, meio ambiente, entre outras.
Quem administrará estas atividades serão entidades que assumirão em breve os Centros, pois a previsão é que um chamamento público seja aberto nos próximos meses para que as entidades que tiverem interesse possam comparecer a Prefeitura de Ferraz.
“Nosso foco será o retorno ou permanência de crianças e jovens no ensino regular, pois essa é uma das etapas do fortalecimento comunitário. Depois deste chamamento, nossa expectativa é desenvolver um serviço social bem estruturado em prol das crianças e jovens de Ferraz”, afirma o secretário de Promoção, Rodrigo de Freitas Siqueira, que ainda esclarece que estas crianças são designadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras’s) da cidade.
Segundo a titular de Educação, Valéria Eloy da Silva Kovac, a reunião serviu não só para que a decisão fosse tomada, mas para que o empenho dos secretários municipais em fazer tudo certo fosse exaltado. “Queremos fazer um trabalho que não deixe brechas, não só para a criança ou adolescente, mas para o munícipe. Vamos continuar formatando estratégias para oferecer uma educação de qualidade e mais ainda, investir nossos recursos públicos corretamente”, afirmou a secretária Valéria Kovac.
Na ocasião, estavam presentes os vereadores Alexandre Barbosa dos Santos, o Xandão, Cláudio Roberto Squizato, o Cláudio Squizato, Cláudio Ramos Moreira, o Cláudio Ramos, Hodirlei Martins Pereira, o Mineiro, e Renato Ramos de Souza, o Renatinho Se Ligue.

FOTOS: Aurélio Alves / Secom Ferraz