Dimensionamento de pessoal é tema de capacitação para enfermeiros em Ferraz

A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos formou na manhã de hoje, 17 de janeiro, 26 enfermeiros da rede pública sobre dimensionamento de pessoal. A capacitação ocorreu em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (Coren / SP) na sede da próprio pasta, na Vila Romanópolis.

A oficina foi direcionada a todos os enfermeiros que necessitavam do esclarecimento de dúvidas quanto à resolução de número 543/2017 do Conselho Federal de Enfermagem, que trata da confecção do cálculo de dimensionamento de pessoal de enfermagem. A roda de conversa foi chefiada pelo enfermeiro do próprio Coren /SP, Nilson Lopim.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica de Ferraz, Raquel Silva, o objetivo da formação vai muito além do que está descrito na norma. “Não é apenas uma questão de responsabilidade, e sim, de empoderamento. A partir do momento em que o enfermeiro tem propriedade para realizar o cálculo, ele pode argumentar juntos aos seus superiores sobre o número adequado de profissionais atuantes no local”, explica Raquel.

De acordo com o titular da pasta, Aloísio Lopes Priuli, a ação faz parte do plano de qualificar os profissionais da Secretaria. “A gente pretende formar nossos profissionais com o objetivo de oferecer a excelência na saúde da nossa cidade, assim como determinou o prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta. Por isso, apesar do enfermeiro não estar acostumado a fazer o cálculo, ele deve estar ciente de que é uma ferramenta gerenciável à sua disposição”, finaliza Priuli.

TEXTO: Leticia Riente

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / SP / DeCom Ferraz