SAE de Ferraz realiza mais de 300 testes rápidos de HIV e Sífilis

SAE de Ferraz realiza mais de 300 testes rápidos de HIV e Sífilis

O Serviço de Assistência Especializada (SAE) da Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos realizou 336 testes rápidos de HIV e Sífilis, na sexta-feira (24 de fevereiro). A ação, que foi promovida devido ao feriado de Carnaval, teve parceria com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), onde os atendimentos foram feitos no espaço livre da estação de trem de Ferraz, das 17 às 21h15.

Dos 336 testes realizados, 168 foram de HIV e 168 de Sífilis. Deste número, um caso de HIV teve resultado positivo e 12 casos de sífilis foram acusados nos testes.

Para o caso de HIV, a equipe do SAE orientou o paciente para que o tratamento seja feito na unidade do SAE ou no Hospital Regional, local em que também são distribuídos os medicamentos. Já as pessoas com caso de Sífilis foram encaminhadas para uma Unidade Básica de Saúde de referência para realizar o exame convencional de investigação de Doença Sexualmente Transmissível (DST).

“O objetivo da iniciativa foi promover a prevenção de HIV e Sífilis e alcançar maior parcela da população, visto que poucas pessoas comparecem até a unidade do SAE para realizar estes exames”, explica a coordenadora do Programa DST, HIV e Aids do SAE, Raquel Silva Santos.

Além dos testes rápidos, foram distribuídos mais de cinco mil preservativos, masculinos e femininos e também foram entregues panfletos informativos.

As pessoas que queiram realizar os testes de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, podem comparecer na unidade do SAE, localizada na Rua Carlos Gomes, 150, no Centro, de segunda a sexta-feira, entre 8 e 15h30.

TEXTO: Jennifer Oliveira

FOTOS: Aurélio Alves / Secom Ferraz