Parceria com o Sesi pode trazer 25 modalidades de esporte para Ferraz

O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, se reuniu nesta quinta-feira (2 de março) com representantes do Serviço Social da Indústria, o Sesi SP, para uma parceria com o “Programa Atleta do Futuro” (PAF). Se efetivada, a aliança trará a cidade espaço e estrutura para que aproximadamente 25 modalidades do esporte sejam ministradas à crianças e jovens ferrazenses de 6 a 17 anos.
A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer já tinha entrado em contato com órgão no mês de janeiro e obteve a resposta nesta semana. Outras reuniões estão sendo agendadas para refinar os detalhes da parceria. O PAF já faz parte do cotidiano de 224 municípios do Estado de São Paulo.
Entre as modalidades estarão atletismo, badminton, capoeira, futebol, ginásticas rítmica e artística, handebol, judô, karatê, natação, polo aquático, rugby, tênis, triathlon, vela e xadrez. Além dos equipamentos e uniformes necessários para estes esportes, o Sesi também oferecerá o espaço e estrutura para as aulas.
Também por parte da instituição virão os materiais didáticos e uma plataforma online para a capacitação dos professores de Educação Física, estes que serão indicados pela Prefeitura de Ferraz como única contrapartida exigida na parceria. O Sesi também entra com o acompanhamento e avaliação dos jovens, além de englobar nas aulas questões de saúde, educação, trabalho, ética, empreendedorismo e sustentabilidade e envolver a família na prática dos esportes.
De acordo com o prefeito Zé Biruta, as próximas reuniões serão necessárias para definir mais sobre a parceria. “Para que o Sesi comece a realizar todo esse trabalho aqui em Ferraz, um estudo deve ser feito, pois só poderemos receber este projeto se a cidade tiver estrutura, e é exatamente isso que já tratamos nessa primeira reunião”, afirma o prefeito.
O secretário municipal de Esporte, Francisco Pereira de Brito, o Dr. Tico, disse que a parceria tem tudo para dar certo e se vier, a cidade conquistará muitos benefícios. “Minha expectativa é a melhor possível, porque com o PAF traremos para a cidade mais educação e esporte e até quem sabe, revelar atletas de alto rendimento para o futuro”, conclui Dr. Tico.
Cine em Cena
Nos dias 23, 24 e 25 de março os ferrazenses poderão vivenciar momentos de lazer por meio do “Cine em Cena”, projeto de uma instituição que percorre o Estado de São Paulo com a atração. O show consiste em uma tela de cinema inflável, com 40 metros quadrados, espaço para 300 pessoas e projeção digital, onde são passados dois filmes por dia, sem repetição de títulos.
A atração não terá nenhum custo para a Prefeitura de Ferraz, que cedeu o espaço e a segurança por meio da Guarda Civil Municipal (GCM). As sessões serão gratuitas e ocorrerão na quadra esportiva localizada no final da Avenida Nove de Julho, altura do número 1.200, no Jardim Nove de Julho.

FOTOS: Aurélio Alves/ Secom Ferraz