Alunos da EJA participam de palestra sobre Violência contra a Mulher

A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos promoveu, nesta quinta-feira (9 de março), o I Encontro de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ação, que foi realizada em relação ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, foi desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Ruy Coelho, localizada no Jardim San Giovani. A iniciativa teve a parceria com a Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social

A ação, que contou com a participação de 150 alunos da EJA, além de funcionários das pastas envolvidas, teve o objetivo de conscientizar as pessoas presentes sobre a violência contra a mulher e também apresentar os serviços que a Prefeitura disponibiliza para pessoas que passam por esta situação, dentre eles a Coordenadoria da Mulher e o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).

O Encontro contou com uma palestra, intitulada “Violência contra a mulher: o que eu tenho a ver com isso?” que falou sobre a importância da ruptura da cultura machista da sociedade. A explanação foi ministrada pela doutora pelo Programa Interdisciplinar em Educação, história da Cultura e Artes, Valéria Cristina Vilhena.

“A Educação fez uma pesquisa com as alunos da EJA e foi constatado que algumas mulheres matriculadas já tinham sofrido violência. Portanto, resolvemos fazer esta ação como forma de conscientizá-los, tanto as mulheres quanto os homens, sobre a importância de rompimento desse crime e também mostrar que a Prefeitura tem meios que podem apoiá-las em situações deste tipo”, explicou a secretária da pasta, Valéria Eloy da Silva Kovac.

Outras ações

Além desta iniciativa, foram realizadas outras ações alusivas à data, nesta quinta-feira, como prática de atividade física, por meio de exercícios aeróbicos e também uma caminhada para entrega de mudas doadas por uma Organização Não-Governamental (ONG). Ambos os trabalhos foram feitos no Paço Municipal, localizado na Vila Romanópolis.

Essas ações também tiveram o apoio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer.

TEXTO: Jennifer Oliveira

FOTOS: Aurélio Alves / Secom Ferraz