Ferraz busca integração com o IBGE e Codeagro

A Secretaria de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos, esteve reunida na manhã desta sexta-feira (10 de março), com a equipe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na agência do órgão em Suzano. O encontro marcou a primeira discussão da Comissão Regional de Estatísticas Agropecuárias, que abrange os municípios de Ferraz, Poá e Suzano.
Na ocasião, Ferraz buscou estratégias para o aumento na arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS), pois quanto mais áreas agrícolas produtoras cadastradas na cidade, maior a arrecadação e movimento na economia local. Além disso, questões relacionadas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) foram discutidas no encontro.
Foi decidido também que as reuniões com o IBGE e a pasta serão realizadas trimestralmente e o próximo encontro está previsto para o mês de junho.
O titular da pasta, Pedro Bou Assi, explicou que a reunião serviu para fortalecer a aliança com o IBGE e ainda estudar caminhos para fomentar a agricultura da cidade e região. “Estamos buscando dar o apoio burocrático aos agricultores de Ferraz para o cumprimento de uma política de desenvolvimento econômico determinada pelo prefeito Zé Biruta (José Carlos Fernandes Chacon). Também é um dos nossos objetivos incentivar a produção e a administração correta dos produtos e seu escoamento”, afirmou o secretário.
Reunião na Codeagro
Na quarta-feira (8 de março), a Secretaria de Indústria e Comércio também esteve presente na sede da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios, no centro de São Paulo, para tratar do Edital Paulista, que consiste em uma plataforma digital que permite o acompanhamento de editais em andamento, das compras públicas do Pnae e do Paulista da Agricultura de Interesse Social (Ppais).O sistema também, disponibiliza ao usuário um pequeno formulário para construção de documento de chamamento público, o que diminui o tempo para o processo.
Além disso, a pasta foi buscar informações para a aquisição de convênios com o órgão. Na ocasião, já ficou decidido que um workshop será ministrado em Ferraz, para os agricultores e a equipe da Secretaria.

FOTOS: Secom Ferraz / Codeagro