Serviços Urbanos lança projeto “Limpa + Ferraz”

A Secretaria de Serviços Urbanos de Ferraz de Vasconcelos lançará no próximo dia 21, o projeto “Limpa + Ferraz”. A ação consiste em um mutirão que percorrerá bairro por bairro. A equipe da pasta permanecerá no local durante 15 dias atendendo a todas as solicitações dos moradores, sejam elas de limpeza, iluminação, Tapa-Buraco, entre outras. O primeiro bairro a receber a iniciativa será o Jardim Rosana.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, em cada área que estiver sendo atendida, será montada uma base móvel com um ônibus e três tendas para acolher os funcionários, que sairão do bairro apenas nos finais da tarde. Nesta base, o Transporte também deverá disponibilizar uma ouvidoria para os moradores.

O mutirão, que contará com o envolvimento de pelo menos 40 servidores, oferecerá serviços de limpeza de bocas de lobo, galerias, córregos e valas, capinação, varrição, pintura de guias, sinalização asfáltica, Tapa-Buraco e iluminação. O objetivo é sanar todas as demandas do local, de forma que todo o município seja atendido.

Depois desta quinzena realizando os serviços no Jardim Rosana, os próximos bairros a receberem a ação serão a Vila Santo Antônio, Vila Zita, Jardim Júlio de Carvalho, Jardim Leila, Vila São Paulo, Jardim Mellilo e Jardim Seminário. De acordo com a pasta, depois que todos os bairros forem atendidos, o mutirão volta ao primeiro para que o trabalho seja apenas de manutenção.

Segundo o titular da pasta, João Paulo Rodrigues Pereira, a expectativa de conseguir sanar todos os problemas de cada bairro é grande. “Acreditamos que 99% dos problemas dos bairros serão resolvidos com o ‘Limpa + Ferraz’. A gente já tinha este projeto, mas precisávamos arrumar algumas coisas na pasta, como adquirir caminhões e máquinas. Agora que conseguimos, com o total apoio do prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, vamos colocar em prática esta iniciativa que vai trazer tantos benefícios para a nossa cidade”, afirma Pereira.

Vale destacar que no último dia da ação no bairro, alguns serviços da Prefeitura serão levados ao local, com a participação das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Agropecuário, Administração, Assistência Social, Assuntos Jurídicos, Educação, Governo, Juventude, Esporte, Turismo e Qualidade de Vida, Saúde, Obras, Planejamento Urbano, Saneamento, Verde, Meio Ambiente e Habitação, e Cultura.

Vila Cristina

Na amanhã de hoje, 18 de janeiro, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos determinou que uma equipe da pasta seja fixada no bairro da Vila Cristina para resolver problemas decorrentes do esgoto da região, instalado de forma errada em gestões anteriores. Quatro servidores, auxiliados por uma retroescavadeira, deverão desobstruir toda rede que se encontra danificada, para depois, revitalizar o solo das áreas atingidas. “Nós ouvimos os moradores e nosso objetivo é executar uma solução definitiva aqui, para problemas que se arrastam há mais de 10 anos“, explicou Pereira. Os serviços no local deverão levar pelo menos um mês.

TEXTO: Leticia Riente

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / SP / DeCom Ferraz