Ferraz capacita profissionais para a realização de teste rápido de HIV

A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos, promoveu nos dias 15,16 e 17 de março (quarta, quinta e sexta-feira, respectivamente), a 4ª capacitação aos profissionais da rede municipal para a realização de testes rápidos de HIV Sífilis, Hepatites e Aids. A ação que foi uma parceria com o Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, onde foram realizadas as palestras, formou 30 profissionais, entre enfermeiros e auxiliares de enfermagem do próprio hospital e do município.
Por meio do Serviço de Atendimento Especializado, o SAE de Ferraz, nos dois primeiros dias da capacitação, os participantes receberam palestras sobre o assunto e ainda puderam esclarecer dúvidas. Já no último dia da formação, um teste prático foi realizado. Os profissionais também tiveram que diagnosticar amostras de sangue não identificadas como positivas ou negativas, para colocar em prática os conhecimentos adquiridos.
De acordo com a pasta, o objetivo da iniciativa é disponibilizar mais profissionais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) que atendam a população na hora de fazer os testes rápidos, que podem diagnosticar HIV, Sífilis, Hepatites e Aids, pois hoje na cidade, a demanda livre é realizada apenas na sede do SAE.
Segundo a coordenadora de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), HIV e Aids do SAE, Raquel Silva Santos, a intenção é que mais capacitações sejam feitas em breve. “Para deixar mais prático para o nosso munícipe, o ideal é que estes testes sejam feitos nas UBS’s também, e não só no SAE. Para isso, formar nossa equipe é imprescindível. E o melhor é que o que estes profissionais aprendem conosco, pode ser levado para qualquer lugar”, afirmou Raquel.
O teste
Para os interessados, o teste é realizado de maneira rápida e eficaz. Quem procurar este atendimento, fará um pequeno cadastro, e em seguida, terá um acompanhamento antes de fazer o exame para que o profissional saiba melhor qual pode ser o diagnóstico final. Daí então, o munícipe tem o dedo furado e a coleta é realizada. Todo o procedimento é feito de forma individual e demora cerca de 30 minutos.
O SAE está localizado na Rua Carlos Gomes, 150, no Centro, e atende de segunda a sexta-feira, entre 8 e 15h30.

FOTOS: Aurélio Alves / Secom Ferraz