Estudantes são recebidos na volta às aulas com novidades em Ferraz

Os mais de mil alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Professora Primorosa Jorge do Nascimento”, na Vila Santo Antônio, em Ferraz de Vasconcelos, foram recebidos na volta às aulas com várias novidades na instituição. Em parceria com os moradores, grupos e comerciantes do município, a unidade recebeu durante os meses de dezembro e janeiro vários serviços de zeladoria. Já há planos para que estes trabalhos sejam realizados novamente em junho.

No local, os estudantes encontraram o pátio com pintura totalmente nova, assim como carteiras, estas adquiridas pela Secretaria Municipal de Educação. Também foi realizada a varrição, capinação e roçagem de vários pontos da escolas, além da pintura de outros espaços e de um dos muros, que recebeu um letreiro com o nome da escola por meio da parceria com um grupo de grafite de ex-alunos. Também ocorreu manutenção no telhado do ginásio e a instalação de ventiladores em todas as salas. Todos os trabalhos foram realizados de forma a gerar ônus zero para a Prefeitura, visto que todo o material foi doado à unidade de ensino, como por exemplo tinta, rolinhos e até mão de obra.

De acordo com o diretor do “Primorosa”, Ewerton Cardoso, o cuidado com a escola começa pela equipe gestora, mas também é transmitido para as crianças e comunidade. “Quando os alunos chegam, nós vamos em cada sala e mostramos o que foi feito na escola para recebê-los. Eles veem tudo limpo, pintado, novo, e isso desperta o cuidado neles também. O estudante percebe que pensamos em sua volta e que queremos oferecer o melhor aprendizado, inclusive no que diz respeito à infraestrutura”, afirmou Cardoso.

Vale destacar que o trabalho de manutenção dos espaços escolares é realizado durante todo o período de recesso em todas as escolas da cidade.

Ginásio

A Emef “Primorosa Jorge” também possui um diferencial: o ginásio. O espaço fica ocupado de segunda a domingo com várias atividades abertas à comunidade como ginástica, futsal, zumba e taekwondo. Segundo o diretor Ewerton Cardoso, essa aproximação dos moradores gerou ainda mais zelo pela unidade, e até mais segurança. “Eles usam e eles mesmos cuidam. Temos muita ajuda dos pais dos nossos alunos e isso faz com que a escola sempre esteja movimentada, o que inibe qualquer possibilidade de invasão ou roubo, por exemplo”, ressalta o diretor.

TEXTO: Leticia Riente

FOTOS:  DeCom Ferraz