Ferraz promove seminário sobre trabalho infantil

A Secretaria de Assistência Social de Ferraz de Vasconcelos promoveu na manhã de hoje, 13 de fevereiro, um seminário sobre trabalho infantil, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Primorosa Jorge do Nascimento”, na Vila Santo Antônio, onde mais de 150 técnicos da pasta, da Saúde e da Educação estiveram presentes. O objetivo foi dar continuidade às ações que já são desenvolvidas na cidade neste sentido. Prestigiando o evento, também esteve presente o vice-prefeito de Ferraz, Karim Yousif Kamal Moustafa El Nashar.

Na oportunidade, a assistente social, Núbia Reis, ministrou sobre “O Marco Legal do Trabalho Infantil”, além da psicóloga, Mariana Jardim Pelais, que falou sobre “As Consequências do Trabalho Infantil na Saúde”. Desde a semana passada, a pasta também realizou várias atividades nos territórios dos quatro Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Em parceria com os serviços de convivência do município, houve apresentações culturais e depoimentos de como o trabalho infantil pode trazer vários agravantes à vida de uma criança. Estas ações também ocorreram visando orientar a população, bem como a promover a distribuição de material informativo nas feiras livres da cidade, por exemplo.

Todas as ações estão previstas no “Programa de Erradicação do Trabalho Infantil” (Peti), que resultará no mapeamento de crianças em situação de trabalho infantil na cidade. Depois desta fase concluída, as crianças e adolescentes que estiverem neste quadro, receberão os respectivos encaminhamentos.

De acordo com o titular da pasta, Rodrigo de Freitas Siqueira, iniciativas desta natureza já têm ocorrido na cidade desde o ano passado, mas ainda é necessário abordar o tema de outras formas. “Justamente por isso nós promovemos ações descentralizadas nos bairros dos Cras, levando a questão do que é o trabalho infantil, de como erradicá-lo e onde e quais são as portas de entrada para uma denúncia. Vale sempre lembrar que a criança que se enquadra nesta situação tem seus direitos violados”, destacou Siqueira.

O vice-prefeito, Karim Yousif Kamal Moustafa El Nashar, parabenizou a pasta pela iniciativa e destacou aspectos envolvendo o trabalho infantil. “Quero parabenizar a pasta por promover este encontro tão bonito, que trata de um assunto tão importante e dizer que sim, nós precisamos de momentos como este, pois nós sabemos que jovens que trabalham como aprendizes estão enquadrados na lei, mas apenas nesta modalidade e é isso que a sociedade deve entender. Abrindo espaços de discussões como este, nós disseminamos esta ideia”, falou El Nashar.

TEXTO: Leticia Riente

FOTOS:  Aurélio Alves – MTB: 85280 / SP / DeCom Ferraz