Ferraz busca voluntários diabéticos para aulas de Ioga

A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos está procurando voluntários que possuam diabetes tipo II para iniciar um projeto de aulas de ioga, prática utilizada para diminuir taxas de glicemia. O estudo deverá ser iniciado em breve por meio de uma parceria com a professora de Ioga, Narani Khusala Verardi, que atualmente faz mestrado em Ciências do Ioga, na Índia.

Ao todo, 20 pessoas serão atendidas, divididas em dois grupos. Dez pacientes serão monitorados, mas não farão as aulas. Os outros dez diabéticos também serão assistidos, mas estes deverão praticar Ioga pelo menos 15 dias de forma ininterrupta. A aferição de todos os parâmetros fisiológicos destes pacientes será realizada antes, durante, e depois do estudo concluído. Eles também receberão dicas de alimentação.

Para ser voluntário, é preciso ser morador de Ferraz, possuir diabetes tipo II e ser maior de 18 anos, além de ter condições físicas de fazer Ioga. Os interessados devem procurar o departamento de Assistência Farmacêutica da Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8 ao meio dia.

De acordo com o titular da pasta, Aloísio Lopes Priuli, não seria aceitável deixar a oportunidade passar. “Já li vários estudos sobre como esta prática pode ser eficaz na vida do diabético, por isso estamos aderindo ao estudo com alegria e estamos animados com os resultados positivos que ele, com certeza, dará. Esta ação vem ao encontro da busca por oferecer a excelência da Saúde aos munícipes como determina nosso prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta”, disse Priuli.

Uma reunião para acertar os detalhes do tratamento foi realizada no último dia 12, com voluntários em potencial, onde os benefícios da prática também foram apresentados não só aos pacientes, mas também à equipe da pasta. Vale ressaltar que o projeto piloto é pioneiro da região do Alto Tietê e que, se executado com sucesso, a intenção é de implantá-lo de forma efetiva em Ferraz.

Segundo a coordenadora da Assistência Farmacêutica municipal, Susana Herrera, as aulas de Ioga também mostrarão aos pacientes que aproximadamente 50% do tratamento depende deles mesmos. “Se eles não seguirem os horários com remédios e as nossas orientações relacionadas à alimentação, a evolução no tratamento será muito menor. Eles devem ser regrados, aproveitar dos aparatos que o município oferece e entenderem a necessidade de cuidado também com a mente”, destacou Susana.

A Secretaria Municipal de Saúde está localizada na Rua Santa Catarina, 78, na Vila Romanópolis, e para mais informações, o munícipe pode entrar em contato pelo 4675-7476.

FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / SP / DeCom Ferraz