Ferraz promove campanha “Fique Sabendo” nesta sexta

O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Ferraz de Vasconcelos promove na próxima sexta-feira, 22 de fevereiro, a campanha “Fique Sabendo”, que consiste na oferta de testes rápidos para o diagnóstico de HIV e Aids. A ação ocorrerá das 18 á meia noite na Praça da Bíblia, no Centro. A mesma iniciativa também será realizada no dia 1º de março, das 17 à meia noite, na estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) “Ferraz de Vasconcelos”.

A expectativa é que mais de 700 testes sejam realizados apenas sexta. No local, também ocorrerá a distribuição de preservativos, panfletos e orientação sobre a importância do uso de preservativos em qualquer relação sexual. Eventuais casos positivos receberão o encaminhamento necessário. Vale destacar que em Ferraz o tratamento de HIV é oferecido pela rede municipal e também no Hospital Regional “Doutor Osíris Florindo Coelho”, e o paciente pode escolher em que lugar deseja fazer o acompanhamento.

De acordo com o titular da pasta, Aloísio Lopes Priuli, esta é mais uma oportunidade da população se cuidar. “Estes testes sempre estão disponíveis nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, mas indo para a rua, realizando estes testes em espaços públicos, damos a chance do munícipe, que trabalha a semana toda por exemplo, e não tem tempo de ir até o posto, se cuidar da mesma forma”, afirma Priuli.

Mutirão

No próximo sábado, 23 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde estará realizando um mutirão no Jardim Piauí. A ação englobará testes rápidos de Sífilis e HIV, avaliação de Hanseníase e vacinação contra febre amarela, sarampo e HPV. A iniciativa, que ocorrerá das 9 às 15 horas no bairro, será realizada por conta dele ser distante das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, além de ser uma área que faz limite com São Paulo. Este mutirão no local é promovido frequentemente pela municipalidade.

TEXTO: Leticia Riente

FOTOS:  Aurélio Alves – MTB: 85280 / SP / DeCom Ferraz