Mês que abordou o câncer de mama é encerrado em Ferraz

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, encerrou hoje, 27 de fevereiro, as ações dedicadas à discussão sobre câncer, mais especificamente sobre o câncer de mama, que atinge homens e mulheres. Durante todo o mês, a pasta promoveu palestras e debates sobre o tema e encerrou hoje com mais uma ministração, que ocorreu no anfiteatro do Palácio da Uva Itália, na Vila Romanópolis.

Na oportunidade, onde aproximadamente 50 pessoas estiveram presentes, sendo cerca de três profissionais por Unidade Básica de Saúde (UBS), foi tratado o histórico, diagnóstico, tratamento, entre outros aspectos, sobre o câncer de mama com a médica Nyblin Byava de Sousa Santos, e a farmacêutica Ana Cristina Barbosa, ambas da rede.

Durante todo o mês, o tema foi tratado em vário espaço públicos, não só para servidores, mas também para pacientes.

De acordo com o titular da pasta, Aloísio Lopes Priuli, a falta de informação pode resultar em graves consequências. “Se o munícipe não possui a informação, ele não se tem como saber os sintomas e o diagnóstico acaba saindo muito tarde. A mesma coisa com o profissional da saúde, que deve ter conhecimento para identificar e orientar um possível câncer de um paciente. Estar informado, conhecer, pode evitar várias complicações e até óbitos”, ressalta Priuli.

“Foi um mês muito proveitoso. Conseguimos ensinar, sensibilizar servidores e população e vamos continuar na busca por uma saúde de qualidade para os ferrazenses, assim como deseja o prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta”, finalizou Priuli.

Março Lilás

A Saúde ferrazense já trabalha para as ações do Março Lilás, que irão englobar a aplicação de Dispositivo Intra Uterino (DIU), que atua como contraceptivo, oferta de papanicolau, testes rápidos de HIV, Sífilis, etc. entre outros serviços.

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP

FOTOS:  Aurélio Alves – MTB: 85280 / SP / DeCom Ferraz