Saúde ferrazense orienta professores sobre Programa Saúde na Escola 2019

A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos, por meio da equipe do Programa Saúde na Escola (PSE) e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, promoveu hoje, 14 de março, um encontro com 38 servidores da Educação ferrazense, com o objetivo de informar sobre as ações do Programa que irão ocorrer durante todo o ano de 2019. A reunião foi ministrada no anfiteatro do Palácio da Uva Itália, na Vila Romanópolis, onde amanhã mais 36 funcionários serão capacitados.

O PSE em Ferraz atua em 57 escolas municipais e conveniadas. O projeto visa o acompanhamento de perto da saúde dos alunos da rede. Neste ano, 13 ações serão executadas nas escolas, entre elas palestras, avaliações das crianças, e etc., o que envolverá vários setores da Secretaria de Saúde: Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Saúde Mental, Zoonoses, Saúde Bucal, Nutricional, entre outros departamentos.

No encontro de hoje, os servidores da Educação puderam saber mais como e para quê servem estas atividades, que inclusive contemplam vários temas. Na ocasião, a Secretaria de Saúde também disponibilizou uma tenda com testes rápidos de hepatites B e C, HIV e Sífilis, bem como vacinas contra sarampo, tétano e febre amarela para atualizar a carteirinha não só dos professores, mas também dos funcionários do Palácio.

De acordo com a coordenadora do Programa na cidade, Carla Rosana Rocha, o maior alvo do PSE é a prevenção. “Se a gente previne, não precisamos do curativo. Dessa forma, nós conseguimos promover a saúde à criança, mas também educamos os professores, mostrando a importância deles também neste sentido”, afirmou Carla.

O Programa

O PSE é resultado de uma parceria entre os ministérios da Saúde e Educação, que tem como objetivo reforçar a promoção da saúde e a prevenção de doenças nos estudantes, além de construir uma cultura de paz nas escolas. Ferraz aderiu ao Programa para atender 57 escolas, que estão dentro as exigências federais, sendo elas: creches, escolas rurais, unidades com alunos em medida socioeducativa e escolas que tenham pelo menos 50% de matrícula de alunos pertencentes à famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família.

TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP

FOTOS:  Aurélio Alves – MTB: 85280 / SP / DeCom Ferraz